O Cariri Ocidental, que por muitos anos foi abastecido pelo açude Cordeiro no Congo, viu o maior manancial da região secar completamente e o socorro chegar através de uma adutora de engate junto ao açude Sumé.
Abastecendo a região há cerca de um ano, o açude de Sumé agora também está prestes a secar. Segundo dados divulgados pela Aesa, o manancial está apenas com 4,5% de sua capacidade, entrando na última semana na lista de reservatórios em estado crítico.
O açude hoje atende a mais de 8 cidades e mesmo com todo o racionamento, diminuiu muito seu volume de armazenamento.
A Cagepa quando construiu a adutora de engate previu, entretanto, que a água do açude de Sumé só chegaria a agosto deste ano, superando até aqui até as mais otimistas expectativas. O problema que assusta a região agora é saber como ficará o abastecimento a partir do início de 2017.
A região ainda possui um reservatório com razoável capacidade de água, o açude de Camalaú, mas até o momento nenhuma sinalização foi dada pelo Governo do Estado para fazer uma adutora rápida que leve a água desse reservatório até a tubulação da adutora.
O açude Camalaú está hoje com 11% de sua capacidade total, possuindo ainda o dobro de água que tem armazenada no açude de Sumé.
No Cariri Oriental, a situação não é diferente. Na cidade de Cabaceiras, a Holiúde Nordestina, informações do escritório local da Cagepa atestam que a cidade só receberá água do açude de Boqueirão até fevereiro de 2017.
Cabaceiras atualmente é abastecida pelo açude de Epitácio Pessoa, na vizinha cidade de Boqueirão, por meio de adutora que só chega a cada quinze dias e é distribuída de forma racionada para toda a cidade.
A Cagepa local disse ainda que não há um plano B para o abastecimento da cidade. Segundo informações do chefe do escritório local da Cagepa, Mozaniel Marques, uma das alternativas seria abastecer o município com águas de poços artesianos existentes no leito do Rio Taperoá.
O receio, no entanto, vem da qualidade da água. De acordo com testes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a água dos poços no leito do rio pode ser imprópria para o consumo humano.
Outra situação preocupante é em Taperoá. Lá, o açude local secou há vários anos e desde então foi construída uma adutora para trazer água do açude de Mucutu, em Juazeirinho. O manancial, segundo dados atualizados da AESA, está com pouco mais de 2% da capacidade e também está prestes a secar.
À espera da Transposição do Rio São Francisco, os caririzeiros já reclamam do desabastecimento até nos dias determinados pelo racionamento para receber água e cresce o temor pelo agravamento da crise hídrica.
De Olho no Cariri
Foto: H Mais
Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando ustedes son compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexual puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando que “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualmente calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.