Médica paraibana ganha Prêmio Cláudia de Ciências

adriana_melo_zika_microcefalia_paraibaA médica paraibana Adriana Melo recebeu na noite da terça-feira, 4, o Prêmio Cláudia, da Editora Abril, na categoria Ciências, um dos maiores reconhecimentos nacionais a mulheres que atuam em diferentes áreas do trabalho e do conhecimento. Adriana Melo foi homenageada por ser a responsável pela descoberta da associação entre o Zika Vírus e a microcefalia e outros distúrbios.

Adriana se dedica às pesquisas sobre a Síndrome Congênita da Zika e ao acompanhamento das gestantes. Ela recebeu o prêmio com emoção. “Essas mães não podiam ser tratadas apenas como números. Essas famílias têm nome e rosto”, disse a médica ao receber a premiação.

Adriana Melo tem 45 anos de idade, tem doutorado na área de medicina fetal, atua no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, o Isea de Campina Grande, e foi uma das primeiras a observar o crescimento da anomalia entre os recém-nascidos. Ela desenvolveu pesquisas em bebês e gestantes atendidos na maternidade e, além da associação entre zika e microcefalia, também descobriu distúrbios diferentes causados pelo vírus, comprovou a transmissão fetal da chikungunya e estuda novos casos de deformações em bebês por novos vírus.

“Eu observei no início um caso de microcefalia com alteração no cerebelo, que é algo comum em doenças genéticas e depois percebi outro caso de microcefalia em que havia calcificação no cérebro, o que é comum em infecção. Foi nesse momento que percebemos que havia algo de diferente e passamos a investigar”, disse.

Adriana também já recebeu o prêmio Walter Schmidt, concedido há 15 anos pela empresa Fanem. A premiação ocorreu na Feira Hospitalar 2016, considerado um dos maiores eventos do setor no mundo.

Ela também é uma das dez pessoas homenageadas do Prêmio Trip Transformadores 2016, da revista Trip. O prêmio é concedido a pessoas que se destacam no Brasil nas suas áreas de atuação para promover desenvolvimento humano com sustentabilidade, inteligência e inovação.

Apesar de todo o tempo dispensado para as pesquisas, estudos, divulgação científica dos seus trabalhos, atendimento às gestantes e aos bebês, Adriana também desenvolve papel importante na imprensa mundial por informar aos jornalistas sobre os avanços das pesquisas e os alertas necessários para a população.

Algumas das reportagens que a entrevistaram estão concorrendo ao prêmio Emmy Internacional, considerado o Oscar da TV no mundo. As reportagens fazem parte da cobertura do Jornal Nacional e do Fantástico, da Rede Globo, sobre os casos de Síndrome Congênita do Zika Vírus.

A médica realiza ultrassonografias no Isea com gestantes que tiveram Zika durante a gravidez. O Instituto ampliou o número de exames para possibilitar a descoberta de mais casos.

A Prefeitura Municipal de Campina Grande concedeu uma bolsa de estudos à médica para colaborar com as pesquisas e disponibilizou um espaço no Hospital Municipal Pedro I para instalação do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto – Ipesq, do qual Adriana Melo é presidente e que realiza pesquisas sobre o assunto. No Pedro I a PMCG montou também o Ambulatório Especializado em Microcefalia com serviços de tratamento para as crianças, onde já são atendidos mais de 120 bebês.

 

De Olho no Cariri

Com Codecom/CG

Normalmente la farmacia puede ser proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando ustedes son compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesionalismo de la saludos cordiales acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexual puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualmente calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print