Saúde de Sumé realiza curso de aperfeiçoamento em Atenção Primária à saúde para qualificar os profissionais do município

A Secretaria Municipal de Saúde realizou durante dois dias, terça e quarta-feira, uma capacitação para os servidores da Atenção Primária com o intuito de aprimorar e atualizar as práticas em saúde do município, mantendo um olhar sistêmico para os indicadores de saúde de população, levando em consideração o estudo conjunto de aspectos ambientais, epidemiológicos, políticos, sociais e demográficos.

É objetivo da secretária da Saúde, Niedja Rodrigues, reorganizar, fortalecer a Atenção Primária como o eixo estruturante do Sistema Único de Saúde, resgatar os indicadores, tornando-a mais resolutiva, acolhedora e do conhecimento de toda a população sobre os serviços que estão disponíveis nela à população.

Um dos facilitadores convidados que realizou os trabalhos com as equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) foi Giliard Abrantes, que tem ampla experiência em Atenção Primária, já tendo sido agente comunitário de Saúde e ex-secretário de saúde do município de Bayeux. “Nós trabalhamos a organização e a estrutura das unidades básicas, normatização e reorganização de serviços que estão disponíveis na atenção primária, estudando como os usuários estão acessando esses serviços para melhorar a oferta e consequentemente a saúde da população, começando pelas ubs”, informou Giliard.

“É um desafio que temos para até o final do ano resgatar esses indicadores em saúde do nosso município, eu acredito nesses profissionais, eu confio e acredito na população, na confiança que o prefeito está depositando em nossa equipe para que a gente fique fortalecido, a atenção primária atue e direcione corretamente e eleve a qualidade de saúde dos serviços”, pontuou a secretária Niedja. 

A capacitação contou com grande presença dos servidores que participaram dos dois dias de trabalho. “Já há um tempo que não tínhamos tido esses momentos, os gestores precisam promover capacitações para os funcionários, porque através deles vemos também quais problemas estão existentes, solucionarmos aqui para melhorar para os usuários”, relatou o agente de saúde da Terra Vermelha, Evandro (Vandinho).

A dentista da UBS do Frei Damião, Bruna Duarte, considerou o momento proveitoso para buscar melhorias a serem ofertadas à população”. Já estávamos precisando desse encontro com todas as equipes, de trocar informações com especialistas, de ter esse contato com a gestão da saúde”, declarou.

Servidores do setor de regulação também passaram por capacitação com a mestre em regulação e ex-secretária de Caaporã, Carla Fernanda Chagas. E ainda no turno da tarde de quinta-feira (3), Sumé sediou na própria sede da Secretaria de Saúde, em parceria com a Amcap, um encontro com os demais municípios do Cariri, sobre doenças raras, que contou também com a participação da coordenadora de doenças raras em João Pessoa, Sayonara Araújo.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print