MARCO HISTÓRICO: Prefeito Edglei Amorim anuncia encerramento do lixão e implantação de coleta seletiva em Santo André

Em menos de 3 meses de administração, a gestão de Santo André vem realizando variadas e importantes ações e agora anuncia aquela, que será um marco de sua administração. Nesta quarta-feira (24), o prefeito Edglei Amorim esteve presente ao lixão, na companhia de um catador e técnicos da Prefeitura, e anunciou seu fechamento. A decisão vai beneficiar não apenas a população, o meio ambiente, mas será uma oportunidade para melhorar as condições de trabalho e renda dos catadores de lixo do município.

A medida da Prefeitura de Santo André atende a uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada há 10 anos e cujo prazo para adequação por parte do município já estava se expirando.

O prefeito Edglei Amorim disse que desde que decidiu ser candidato a prefeito, assumiu para si a responsabilidade de acabar com esse lixão, que gerava problemas históricos para o meio ambiente de Santo André. Ele lembrou, entretanto, que jamais faria isso sem as condições adequadas e sem um olhar atento para aqueles que sobrevivem do espaço.

Por isso, a Prefeitura de Santo André contratou uma técnica em implantação de coleta seletiva, Simone Nascimento, que a partir de agora vai otimizar a coleta, destinação e aproveitamento final do lixo produzido pela população de Santo André.

Primeira etapa

A primeira etapa do projeto consiste na retirada dos tambores de lixo espalhados pela cidade, que por vezes gerava mais sujeira em contato com animais e odor na porta de muitas residências. O lixo será recolhido na porta de cada residência e esse trabalho ocorrerá a partir do dia 08 de abril, a partir das 7 da manhã, nas segundas, quartas, quintas e sábados.

O lixo muito em breve começará a ser destinado a um aterro sanitário. O trabalho de informação e conscientização da população vai começar a partir desta quinta-feira (25), com equipes de agentes de saúde e técnicos do meio ambiente dialogando com a população.

Apoio aos catadores de lixo

O prefeito Edglei Amorim informou ainda que o projeto contempla um trabalho inclusivo e social junto aos catadores de lixo. Os profissionais serão capacitados em coleta seletiva, a população será instruída a separar seu lixo adequadamente e os catadores poderão aumentar sua renda com o lixo a ser recolhido.

“Nosso projeto é amplo. Não vai ser concluído da noite para o dia. Mas tenho certeza de que ao final, todos sairão ganhando com a medida e nossa cidade mais ainda, pois atenderá às exigências da política nacional de meio ambiente e terá melhorado seu ecossistema. Estamos felizes em poder realizar esse importante benefício para nossa povo”, pontuou Edglei.

Ascom

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Um homem morreu eletrocutado na tarde desta quarta-feira, na zona rural de Zabelê, no Cariri paraibano. O acidente aconteceu enquanto a vítima realizava um serviço com a ajuda de um eletricista.

De acordo com informações repassadas por populares, o homem teria entrado em contato com um fio elétrico que estava descascado e recebeu uma forte descarga elétrica.

Durante a tentativa de socorro, um segundo homem também teria encostado na vítima ou na fiação e acabou recebendo uma descarga elétrica. Ele não morreu e foi socorrido recebeu atendimentos no local, e já se encontra em sua residência.

As circunstâncias exatas do acidente deverão ser apuradas. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a identidade da vítima.

O caso chamou a atenção de moradores da região e reforça o risco de acidentes envolvendo instalações elétricas, especialmente durante a realização de serviços sem a devida segurança.

DE OLHO NO CARIRI

Com O Pipoco