Estudantes embarcam para intercâmbio na Espanha e Canadá; três caririzeiros foram selecionados

Os 25 estudantes selecionados para Programa Gira Mundo embarcaram neste sábado (30) para a Espanha. A solenidade de embarque aconteceu na Escola Técnica Estadual de João Pessoa, onde foram realizadas orientações quanto ao embarque e aconteceu a despedida dos familiares ao grupo de estudantes. O evento contou com a presença do secretário executivo de Administração e Logística da Educação, Arthur Viana, e do coordenador do programa Gira Mundo, Tulhio Serrano.

A serra-branquense, Eutália Maria Veloso Antonino, foi a única selecionada na região do Cariri para o intercâmbio do Gira Mundo na Espanha e vai cursar um semestre letivo em uma escola de nível médio do País. Eutália é aluna da Escola Estadual Senador José Gaudêncio, em Serra Branca.

Além de Eutália, outro jovem serra-branquense, Gabriel Diniz Morais Ferreira, também foi classificado entre os 50 alunos selecionados na Paraíba para o intercâmbio no Canadá. Ele embarcou primeiro para o país da América do Norte e estuda na Escola Senador José Gaudêncio. Além dele, outra caririzeira, a jovem Maria Vitoria Gonçalves Maciel, de Amparo, foi classificada para este intercâmbio.

Com um investimento da ordem de R$ 3.549.975,00, o programa Gira Mundo visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do Ensino Médio o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino.

Ao regressarem, os alunos serão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolverão ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. O projeto objetiva motivar alunos e professores da rede pública estadual na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Os 25 alunos do 2º ano do Ensino Médio foram escolhidos mediante o resultado das notas do 1º ano, cursado em 2016 e do 1º bimestre do ano letivo de 2017. Para seleção foi aplicada uma Prova de Proficiência elaborada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE).

A primeira etapa selecionou 1.800 alunos, com as maiores médias do desempenho acadêmico do ano de 2016, de acordo com o número de vagas distribuídas, nas turmas de cada GRE. Todos os alunos que participaram da prova receberam certificados.

Os estudantes classificados e aprovados para o intercâmbio receberão uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira foi entregue antes do embarque, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também vão receber seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.

Durante a estada nos países, o estudante deverá desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, inovação, globalização, economia criativa, empreendedorismo com responsabilidade social, convivência pacífica e cooperativa entre os povos e nações, entre outros temas a serem desenvolvidos em sua escola e região no seu regresso ao Brasil.

De Olho no Cariri

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de São José dos Cordeiros, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, realizou, na noite desta quinta-feira, um encontro com empreendedores e comerciantes do município, no plenário da Câmara Municipal.

A ação contou com a parceria do Sebrae e da ART de Turismo, representada por Josenice Silva, e reuniu representantes de diversos segmentos do comércio local.

O encontro teve como principal objetivo promover um momento de orientação, conhecimento, troca de experiências e fortalecimento do empreendedorismo, com atenção especial às oportunidades geradas pela realização do XVI Festival do Mel, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para que os comerciantes e empreendedores possam se preparar para receber o público durante a festividade, potencializando as oportunidades de negócios e contribuindo para o fortalecimento da economia local.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento econômico de São José dos Cordeiros, valorizando os empreendedores locais e criando condições para que o comércio do município esteja cada vez mais preparado para grandes eventos.

Com planejamento, parceria e conhecimento, São José dos Cordeiros segue fortalecendo quem empreende e movimenta a economia do município.

De Olho no Cariri

Com Ascom – PMSJC