Carol Gomes participa de Encontro Paraibano de Legislativos Municipais e destaca força da mulher na política

Carol Gomes, vereadora licenciada de Campina Grande, esteve presente na manhã de hoje (15), no Encontro Paraibano de Legislativos Municipais em Boa Vista, cidade a qual é primeira-dama.

O evento, que teve como tema central o Fortalecimento do Legislativo por um Mandato Eficiente, é uma realização da União dos Vereadores do Brasil (UVB), com o apoio da Prefeitura Municipal de Boa Vista e Câmara Municipal de Vereadores, presidida pelo vereador Fernando Aires.

“É bastante significativo estar no lugar que me encontro hoje, pois trata-se de uma longa caminhada em um cenário que culturalmente é masculino. Percebo muitos avanços, mas tenho a consciência de que muito ainda precisa ser feito e não medirei esforços para contribuir neste processo”, disse Carol.

Gilson Conzatti, vereador de Iraí/RS e presidente nacional da UVB falou da relevância do evento realizado no Cariri Paraibano: “Os vereadores da Paraíba estão em um bom caminho. Este é um momento de integração e fortalecimento entre as câmaras. A UVB tem trabalhado incansavelmente para fortalecer a mulher na política, mas muito ainda precisa ser feito”, disse.

O encontro contou com a participação de vereadores de cerca de trinta municípios paraibanos que debateram temas referentes à realidade política e os desafios locais.

Waleska Magalhães, vereadora de Mari/PB e presidente estadual da entidade destacou: “É um momento muito importante onde está nos sendo ofertado capacitações, além disso aqui deixamos claro que temos uma entidade que resguarda os representantes do legislativo. Como mulher temos que servir de inspiração para homens e outras mulheres. Estamos ocupando diferentes lugares na sociedade”, disse.

“Unir forças, valorizar os diálogos e estar dia a dia perto da população são critérios essenciais para fazer o trabalho ser eficaz, e a sensibilidade feminina, sem dúvidas, é um pilar fundamental diante dos objetivos políticos que nossa sociedade merece”, concluiu Carol Gomes.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), e o Hemocentro da Paraíba estão desenvolvendo o DNA Jus, uma solução tecnológica que pretende tornar mais rápido, seguro e eficiente o fluxo de realização de exames de DNA solicitados pela Justiça. Nesta quarta-feira (16), representantes das duas instituições se reuniram para alinhar detalhes do projeto e avançar na construção do sistema.

Atualmente, a solicitação e o agendamento dos exames envolvem procedimentos realizados de forma manual entre o Judiciário e o Hemocentro. A proposta do DNA Jus é concentrar as etapas em uma única plataforma, permitindo que o magistrado faça a solicitação e o agendamento da coleta, acompanhe o procedimento e tenha acesso ao laudo de forma digital e sigilosa.

O juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Fábio Araújo, explicou que a ferramenta foi pensada para simplificar o fluxo e reduzir o tempo de tramitação dos processos relacionados aos exames. Segundo ele, embora exista um tempo médio para a realização dos procedimentos, fatores específicos de cada caso podem interferir nos prazos.

“A ideia é facilitar a marcação, o agendamento e a coleta do material biológico e, consequentemente, a entrega dos resultados. Com um fluxo mais rápido e organizado, esperamos encurtar esse tempo, reduzindo circunstâncias externas que possam prejudicar o bom andamento dos procedimentos”, afirmou.

A previsão é que o sistema seja apresentado no dia 16 de novembro de 2026. A partir daí, a expectativa é disponibilizar a solução para utilização pelos magistrados e pelo Hemocentro.

De acordo com o diretor da Ditec, Daniel Melo, o DNA Jus está sendo desenvolvido pelo Tribunal de Justiça a partir dos requisitos levantados junto ao Hemocentro. A proposta é substituir o atual fluxo manual, realizado principalmente por e-mail, por uma plataforma integrada.

“O DNA Jus surgiu da necessidade de modernizar o processo atual, que é feito de forma manual e pode gerar atrasos e burocracia. Estamos criando uma solução para unificar todo o fluxo de trabalho, otimizando tempo e prazos e entregando o resultado com maior eficiência à população”, explicou.

Na prática, o magistrado poderá acessar a plataforma ao identificar a necessidade de um exame de DNA, escolher o laboratório ou posto de coleta, fazer o agendamento e comunicar as partes envolvidas. As etapas seguintes, incluindo a coleta do material biológico e a geração do laudo, também serão gerenciadas pelo sistema.

O Hemocentro terá participação central no funcionamento da plataforma, sendo responsável pela coleta e pelo processamento do material biológico e pela elaboração dos laudos. Para o diretor-geral do Hemocentro da Paraíba, José de Paiva Gadelha Neto, a ferramenta também representa um avanço em segurança e sigilo das informações.

“A reunião foi muito importante para modernizar a forma como as pessoas terão acesso ao resultado final dos exames de DNA. Com o novo sistema, o próprio magistrado poderá marcar a data da coleta das partes interessadas, o que representa ganho de tempo e segurança. E um dos pontos mais importantes é o sigilo, já que apenas o magistrado terá acesso final ao laudo”, destacou.

DE OLHO NO CARIRI

Por Ludmila Costa – Comunicação TJPB