Na noite desta última sexta-feira(05), a Câmara Municipal de São João do Cariri realizou mais uma sessão ordinária e na oportunidade os parlamentares debateram temas pertinentes e aprovaram importantes proposituras em benefício da população local.
Dentre as pautas em destaque durante a sessão, a Câmara de São João do Cariri aprovou por unanimidade dois projetos de lei de autoria dos vereadores Francisco Júnior e Alberto Gaudêncio.
O primeiro projeto aprovado de autoria do vereador Francisco Júnior trata-se da PL nº 24/2022, que torna obrigatória no município a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil no município.
De acordo com a lei os estabelecimentos de ensino de educação da rede pública, por meio dos respectivos sistemas de ensino, e os estabelecimentos de ensino e de recreação infantil da rede privada, deverão capacitar professores e demais professores que estejam atrelados à atividade fim em noções de primeiros socorros, cujo curso deverá ter carga horária de no mínimo 08 (oito) horas.
O outro projeto aprovado por unanimidade durante a sessão, foi a PL do vereador Alberto Gaudêncio, que denomina a Feira de Animais do município, de Dr. José Gaudêncio, em homenagem ao mesmo, já que a feira de animais será instalada em terreno cedido pela família Gaudêncio.



Ainda na presente sessão foram aprovados por unanimidade outras proposituras, entre elas:
Vereador Presidente Robson Brito
O parlamentar requisitou ao Executivo através de indicação, a implantação de academias de saúde nas comunidades rurais do município. Segundo Robson Brito, vem sendo um grande pedido da população local, para que a Prefeitura Municipal possa instalar as academias, como forma de beneficiar e incentivar à população a pratica esportiva, ajudando na saúde e bem estar da população local.
Vereador Romero Cavalcante
O Parlamentar encaminhou expediente ao prefeito do município através da Secretaria de infraestrutura, para que possa organizar um local adequado para que possa servir de estacionamento durante as festividades da padroeira do município. Romero ainda reforçou para que a gestão, possa colocar pessoas do próprio município para ficarem responsáveis pelo estacionamento e segurança dos veículos, dando assim, mais segurança aos veículos e geração de renda para à população da cidade.
Vereador Alberto Gaudêncio
Alberto Gaudêncio encaminhou expediente ao Executivo, para que possa construir o muro do antigo hospital do município.
Vereador Francisco Júnior
O parlamentar encaminhou expediente à Mesa Diretora através do presidente Robson Brito, solicitando o agendamento de uma audiência pública, para tratar e debater sobre soluções de tratamentos de doenças raras, além de tratamento de pessoas com deficiência e aquisição de medicação de alto valor. O pedido foi aceito, e logo em breve à presidência da Câmara estará anunciando a data da realização da audiência pública. Francisco ainda apresentou outro requerimento, solicitando que fosse registrada em ata, voto de pesar pelo falecimento do jovem Leudson da Silveira, que recentemente faleceu no município.
Vereador Hélio Morais
O Parlamentar encaminhou expediente à Gerência Regional da Cagepa, para que a mesma possa realizar um estudo bacteriológico e físico-químico dos sistemas de abastecimento de água dos dessanilizadores de todo o município, através do sistema local da Cagepa.
O vereador Hélio Morais ainda requisitou ao Executivo, para que possa realizar a arborização da zona urbana e no Distrito de Malhada da Roça. Segundo Hélio, a iniciativa visa dá melhorias na qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de deixar a cidade mais bonita.
A sessão ordinária foi encerrada com o uso da tribuna por parte de alguns vereadores.


A presente sessão ainda contou com a honrosa presença da vereadora pernambucana, Marli Ferreira, ela que é vereadora da Câmara Municipal de Toritama e é noiva do professor sãojoãoense Rivelino Saraiva, que também esteve prestigiando a sessão ordinária. Ambos fizeram uso da tribuna e relataram as suas experiências. Marli enquanto parlamentar na cidade de Toritama e Rivelino como professor na Universidade Federal da Bahia.
De Olho no Cariri
Ascom CMSJC











