O prefeito Éden Duarte esteve nesta quinta-feira (30), no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em João Pessoa, onde recebeu do órgão a confirmação das obras de limpeza e manutenção no açude de Sumé.
Quando assumiu em 2017, o prefeito Éden Duarte, encaminhou ofício ao DNOCS, no sentido de disponibilizar uma equipe para fazer a limpeza do balde do açude público de Sumé, tanto na sua parte interna quanto na sua parte externa, que se encontra cercado por árvores (algarobas) que podem vir a danificar a estrutura física do balde, em especial numa possível cheia/sangria, em virtude do aumento no volume e da força das águas.
Em 2018 outro ofício foi encaminhado, solicitando informações sobre o pedido, reforçando a necessidade da manutenção do manancial. Na ocasião o DNOCS informou que estava realizando um processo licitatório para atender os serviços solicitados.
Em 2019, o prefeito Éden Duarte, encaminhou mais uma solicitação datada de 29 de janeiro, solicitando informações sobre o oficio/resposta de que um processo licitatório estava sendo realizado para conservação do açude de Sumé.
Em encontro realizado nesta quinta-feira, na sede do órgão, o prefeito Éden Duarte recebeu uma boa notícia do engenheiro Civil Francisco Mariano da Silva, Chefe do Serviço Técnico da Coordenadoria Estadual do DNOCS na Paraíba, de que a ordem de serviço foi emitida para realização dos serviços no açude de Sumé, tendo a empresa Imperterc um prazo de 90 dias para executar os serviços, com investimentos de mais de 100 mil reais.
Serão feitos os serviços de coroamento; Talude Jusante e montante; Capina e limpeza; Escavação de carga; Compactação manual; Regularização de talude; Limpeza de descida d‘agua calhas; Capina e limpeza manual; Sangradouro; Corte de capoeira; Calha em concreto simples; Placa de Obra; Aplicação manual de pintura com tinta latex; Alvenaria de pedra; Caição em duas demãos; pavimentação em paralelepípido.
O prefeito Éden Duarte comemorou a limpeza, principalmente com a chegada das chuvas que irão ocorrer na região, “Deste 2017 que solicitamos os serviços em nosso açude, são muitos problemas, algarobas, formigueiros, agora com os trabalhos estaremos prontos e seguros para as precipitações pluviométricas”, ressaltou o gestor.
Durante a visita ao DNOCS, o prefeito Éden Duarte foi informado que está marcado para 4 de fevereiro irá acontecer a licitação de uma empresa para realizar o georreferenciamento e regularização dos lotes do perímetro irrigado.
Ascom PMS