Mais de 102 mil doses das vacinas da Astrazeneca, Pfizer e Janssen são distribuídas para os municípios paraibanos nesta sexta-feira

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta sexta-feira (25), a distribuição de 102.470 doses das vacinas da Astrazeneca, Pfizer e Janssen, para os 221 municípios paraibanos que ainda não concluíram a vacinação da população acima de 18 anos. A informação foi dada pela Secretaria de Saúde.

Com a entrega desta sexta-feira (25), a Paraíba soma 2.045.118 doses entregues aos municípios.

Os municípios de Mataraca e Baia da Traição já concluíram o esquema vacinal da população com a primeira dose, portanto a 27ª pauta de distribuição contempla a distribuição para 221 municípios que ainda não receberam doses para vacinar todos os adultos.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, explica que “as duas cidades possuem uma grande população de indígenas e por isso receberam um grande volume de doses na primeira fase da campanha e  já vacinaram toda a população”.

A pauta é marcada ainda pela chegada do novo imunizante Janssen, no qual o esquema vacinal é realizado apenas com uma dose. Para o secretário, a chegada de mais um imunizante trará um realce no andamento da vacinação na Paraíba. “Este é um momento simbólico no estado com a chegada pela primeira vez de uma vacina com dose única, que permitirá uma vacinação mais ágil para a população paraibana”, ressalta.

Ainda de acordo com o secretário, com as chegada regular de imunizantes ao estado, a Paraíba pode adotar a metodologia de vacinação de todos os adultos, aprovada na 11ª reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipatite (CIB). “Após reunião de CIB ontem, nós iniciamos um processo de vacinação da população acima dos 18 anos em ordem decrescente de faixa etária até os 59”.

De acordo com a Nota Técnica, o único critério de distribuição passa a ser a população de adultos. O documento orienta os municípios que mantenham o acesso das pessoas dos grupos prioritários que por ventura ainda não tenham sido vacinadas e priorizem as gestantes e puérperas, estas com a aplicação das vacinas Coronavac ou Pfizer.

A Secretaria reforça que a vacinação na Paraíba tem ocorrido de forma célere, as vacinas são recebidas, conferidas e armazenadas para a distribuição, processo que ocorre em até 24h após a recepção dos imunizantes para 1ª dose. A expectativa da Secretaria é de que até outubro todos os paraibanos possam estar vacinados com a primeira dose de vacina contra a covid-19.

Com a entrega desta sexta-feira, 25 de junho, a Paraíba soma 2.045.118 doses entregues aos municípios.

Click PB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), e o Hemocentro da Paraíba estão desenvolvendo o DNA Jus, uma solução tecnológica que pretende tornar mais rápido, seguro e eficiente o fluxo de realização de exames de DNA solicitados pela Justiça. Nesta quarta-feira (16), representantes das duas instituições se reuniram para alinhar detalhes do projeto e avançar na construção do sistema.

Atualmente, a solicitação e o agendamento dos exames envolvem procedimentos realizados de forma manual entre o Judiciário e o Hemocentro. A proposta do DNA Jus é concentrar as etapas em uma única plataforma, permitindo que o magistrado faça a solicitação e o agendamento da coleta, acompanhe o procedimento e tenha acesso ao laudo de forma digital e sigilosa.

O juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Fábio Araújo, explicou que a ferramenta foi pensada para simplificar o fluxo e reduzir o tempo de tramitação dos processos relacionados aos exames. Segundo ele, embora exista um tempo médio para a realização dos procedimentos, fatores específicos de cada caso podem interferir nos prazos.

“A ideia é facilitar a marcação, o agendamento e a coleta do material biológico e, consequentemente, a entrega dos resultados. Com um fluxo mais rápido e organizado, esperamos encurtar esse tempo, reduzindo circunstâncias externas que possam prejudicar o bom andamento dos procedimentos”, afirmou.

A previsão é que o sistema seja apresentado no dia 16 de novembro de 2026. A partir daí, a expectativa é disponibilizar a solução para utilização pelos magistrados e pelo Hemocentro.

De acordo com o diretor da Ditec, Daniel Melo, o DNA Jus está sendo desenvolvido pelo Tribunal de Justiça a partir dos requisitos levantados junto ao Hemocentro. A proposta é substituir o atual fluxo manual, realizado principalmente por e-mail, por uma plataforma integrada.

“O DNA Jus surgiu da necessidade de modernizar o processo atual, que é feito de forma manual e pode gerar atrasos e burocracia. Estamos criando uma solução para unificar todo o fluxo de trabalho, otimizando tempo e prazos e entregando o resultado com maior eficiência à população”, explicou.

Na prática, o magistrado poderá acessar a plataforma ao identificar a necessidade de um exame de DNA, escolher o laboratório ou posto de coleta, fazer o agendamento e comunicar as partes envolvidas. As etapas seguintes, incluindo a coleta do material biológico e a geração do laudo, também serão gerenciadas pelo sistema.

O Hemocentro terá participação central no funcionamento da plataforma, sendo responsável pela coleta e pelo processamento do material biológico e pela elaboração dos laudos. Para o diretor-geral do Hemocentro da Paraíba, José de Paiva Gadelha Neto, a ferramenta também representa um avanço em segurança e sigilo das informações.

“A reunião foi muito importante para modernizar a forma como as pessoas terão acesso ao resultado final dos exames de DNA. Com o novo sistema, o próprio magistrado poderá marcar a data da coleta das partes interessadas, o que representa ganho de tempo e segurança. E um dos pontos mais importantes é o sigilo, já que apenas o magistrado terá acesso final ao laudo”, destacou.

DE OLHO NO CARIRI

Por Ludmila Costa – Comunicação TJPB