Os trabalhadores da Saúde do município do Congo que atuam na Atenção Básica receberam junto aos seus vencimentos da folha referente ao mês de junho, a primeira parcela do ano do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). R$ 46.008,98 (quarenta e seis mil e oito reais e noventa e oito centavos) foi o montante pago pelo município.
Prosseguindo o compromisso com os trabalhadores do município, a gestão do Congo realizou pagamento de 50% do recurso PMAQ, tal como fez no fim do ano passado, rateando o valor proporcionalmente a cada categoria do serviço.
Com a atual gestão do município e os investimentos na estruturação do sistema municipal de saúde, os recursos do PMAQ aumentaram 269%, o que possibilita mais investimento na estrutura e na valorização dos profissionais que, por direito, recebem parte desses recursos.
A transferência deste recurso financeiro é destinada à execução de ações/desempenho em âmbito da Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família (ESF), feita por meio de transferência direta do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para o Fundo Municipal de Saúde (FMS). O pagamento/incentivo foi creditado aos trabalhadores baseado na certificação do PMAQ-AB, pelo desempenho de cada equipe. Dessa forma, a pactuação do pagamento por desempenho para as equipes segue o cronograma estabelecido entre os profissionais da Atenção Básica e a gestão municipal.
Ascom PMC