A Universidade de Coimbra, em Portugal, abriu a seleção para brasileiros que queiram se candidatar usando sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições vão até a próxima quarta-feira, 24.
Nota mínima aceita pela faculdade portuguesa no exame é 600, porém cada curso da instituição atribui peso diferente para as áreas do conhecimento
Para se inscrever, os candidatos devem ter feito um dos três últimos exames do Enem (2017, 2016 ou 2015) e possuir diploma do Ensino Médio. A nota mínima aceita pela universidade na prova é 600.
Porém, as notas das diferentes áreas do conhecimento avaliadas pelo Enem têm pesos diferentes para cada curso na instituição portuguesa. “Cada curso tem um peso. Alguns valorizam mais a redação ou outras matérias, conforme a opção do curso pelo aluno”, explicou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, ao portal do MEC. Esses valores podem ser consultados na página da universidade na internet.
A Universidade de Coimbra é uma instituição pública, porém, diferentemente do Brasil, os estudantes devem pagar uma taxa de frequência semestral para cursar a faculdade.
Os alunos brasileiros também podem se candidatar aos processos de bolsa oferecidos pela instituição, mas passarão pelos mesmos critérios de seleção dos demais estudantes portugueses e de outras nacionalidades.
Os resultados dos candidatos selecionados no processo da instituição portuguesa serão divulgados em 2 de fevereiro. O diploma de curso superior da Universidade de Coimbra é revalidado pelo MEC. Ou seja, é reconhecido pelo Brasil.
Com Veja.com