Paraíba tem segunda maior queda no volume de serviços do país, aponta PMS

O estado da Paraíba teve a segunda maior queda no volume de serviços do país em agosto de 2017. A variação foi a segunda pior tanto em relação ao mês anterior quanto ao mesmo mês de 2016 – séries com e sem ajuste sazonal. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (17).

Comparando com julho deste ano, com ajuste sazonal, a queda foi de 3,6%, melhor apenas que o estado de Alagoas, que apresentou uma diminuição de 5,9% no volume.

Em relação ao volume de agosto de 2016, que não considera o ajuste sazonal, a diminuição foi de 12,7%. Com esse resultado, a Paraíba está na frente apenas do Distrito Federal, que apresentou uma queda de 13,3%.

Em relação ao desempenho do país, o setor de serviços recuou 1,0% em agosto, frente a julho, após queda de 0,8% em julho e alta de 1,3% em junho, na série com ajuste sazonal.

Em relação a agosto de 2016, na série sem ajuste sazonal, os serviços caíram 2,4%, e mantiveram a sequência negativa iniciada em abril de 2015. Os acumulados no ano (-3,8%) e em 12 meses (-4,5%) não foram alterados.

Com G1PB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print