
Hoje o calendário é reservado às comemorações do dia dos juristas. A advocacia dá uma “parada” na atribulada agenda para rememorar as lutas desta combativa carreira. Dia de saudar a todos os profissionais que entregam parte considerável do seu tempo à militância destemida em prol de uma sociedade mais justa e digna.
Profissão de caminho espinhoso, e por vezes solitária, faz do advogado antes de tudo um forte, lapidado pela luta e com ela construindo experiências que vão além do mundo jurídico. O grande jurista brasileiro e advogado de presos políticos, Sobral Pinto bem retratou nosso honrado ofício: “A Advocacia não é Profissão de Covardes”- dizia ele. Esse raciocínio emblemático de Sobral Pinto reflete a mais fiel representação do que seja advogar. Em tempos tenebrosos como os de hoje, onde as ameaças ao estado Democrático de Direito e os ataques aos direitos dos cidadãos são uma constante, a resistência é um dever que se impõe.
Advogar é estar sempre pronto para o combate intransigente das causas do povo. Urge solidificar uma cultura de resistência democrática para impedir que arbitrariedades sejam praticadas em nome de estados de exceção, o qual tem como escopo único atender os interesses mais espúrios da sociedade do capital.
Que a cada ano se renove nossas esperanças na advocacia militante e que continuemos vigilantes na defesa dos direitos do povo brasileiro. Meus votos de paz e bem a todos os colegas advogados e juristas de todo Brasil. Sintam-se abraçados de modo especial os advogados do nosso Cariri. Um forte abraço.
Por Marcondes Pinto
* Marcondes Pinto é Advogado, Procurador-Geral do Município de Barra de São Miguel-Pb, Presidente da Comissão de Direito Penal da OAB Caruaru/PE- É filho de Barra de São Miguel-PB.