Abertura da 26ª edição do Salão do Artesanato acontece neste domingo em Campina Grande

A abertura da 26ª edição do Salão do Artesanato ocorre neste domingo (18), em Campina Grande. Com o tema “Das águas que renovam a esperança nasce o desenvolvimento”, a estimativa é que o evento receba, até o dia 2 de julho, 50 mil pessoas, com vendas em torno de R$ 1 milhão. A realização é do Governo do Estado por meio do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), vinculado à Secretaria do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde).

Inspirados no artesanato de raiz, focado na identidade do povo paraibano, os 333 artesãos selecionados por Edital Público de Chamamento irão comercializar peças confeccionadas com metal, madeira, fibra, algodão colorido, couro, habilidades manuais, osso e tecelagem, entre outras tipologias. Ao todo, são 80 municípios participantes, contemplando oito regiões do Estado, beneficiando mais de duas mil pessoas envolvidas.

A gestora do PAP, Lu Maia, explicou que o tema da 26ª edição do Salão do Artesanato foi em homenagem à transposição do Rio São Francisco. “As águas que chegam à Paraíba representam a esperança do artesão em dias melhores. Grande parte deles vive em regiões de seca severa, tendo dificuldades para plantar e até para colher a matéria-prima do seu trabalho, a exemplo do barro”, disse.

Lu Maia destacou, ainda, as parcerias formadas pelo Governo do Estado para a realização do Salão do Artesanato. “Além de toda a estrutura montada pelo Governo do Estado, com o auxílio de várias secretarias, teremos ainda posto do Banco do Brasil, alunos e professores do IFPB, da UFCG, auxiliando na montagem. Tudo resultará em uma boa estrutura tanto para os visitantes quanto para os artesãos, para todos os profissionais envolvidos com o evento”, afirmou.

Atrações culturais

Além das peças confeccionadas pelos artesãos, outro destaque desta edição do Salão do Artesanato são as atrações culturais. Com prioridade na identidade cultural paraibana, quem visitar o Salão do Artesanato poderá ouvir o melhor do forró, baião, xaxado, MPB, teatro de bonecos e danças folclóricas.

Ainda de acordo com Lu Maia, as atrações também contemplam o público infantil. “Além disso, teremos desfiles de Moda PAP, um projeto do PAP que objetiva apresentar a moda de forma autêntica, mostrando as tipologias de fios existentes no Programa do Artesanato, a exemplo da renda renascença, do fuxico e do bordado”, completou.

Serviço

26ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba

Período: de 18 de junho a 2 de julho

Abertura: 18/6, às 19 h

Horário de visitação: das 14 h às 21 h

Entrada: Gratuita

Endereço: Rua Miguel Couto, 227 – próximo ao Parque do Povo

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de São José dos Cordeiros, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, realizou, na noite desta quinta-feira, um encontro com empreendedores e comerciantes do município, no plenário da Câmara Municipal.

A ação contou com a parceria do Sebrae e da ART de Turismo, representada por Josenice Silva, e reuniu representantes de diversos segmentos do comércio local.

O encontro teve como principal objetivo promover um momento de orientação, conhecimento, troca de experiências e fortalecimento do empreendedorismo, com atenção especial às oportunidades geradas pela realização do XVI Festival do Mel, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para que os comerciantes e empreendedores possam se preparar para receber o público durante a festividade, potencializando as oportunidades de negócios e contribuindo para o fortalecimento da economia local.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento econômico de São José dos Cordeiros, valorizando os empreendedores locais e criando condições para que o comércio do município esteja cada vez mais preparado para grandes eventos.

Com planejamento, parceria e conhecimento, São José dos Cordeiros segue fortalecendo quem empreende e movimenta a economia do município.

De Olho no Cariri

Com Ascom – PMSJC