Ministro ameaça barrar água do São Francisco por atraso no esgotamento sanitário em Monteiro

dscn9389Na próxima segunda-feira (24), o Ministério Público vai reunir promotores de Justiça e prefeitos dos municípios do Cariri paraibano por onde passa o rio Paraíba para cobrar a conclusão das obras de esgotamento sanitário. O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, assegurou a conclusão do Eixo Leste até o fim do ano, mas fez um alerta: ele barra a chegada da água da transposição do São Francisco se as prefeituras não entregarem esses esgotamentos, executados em convênio com a Funasa.

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes, e o procurador de Justiça, Francisco Sagres, reconheceram que a água da transposição do São Francisco, no Eixo Norte, só deve chegar à Paraíba em 2018. Já no Eixo Leste, que chega por Monteiro, com a conclusão do caminho das águas, as obras devem ser concluídas até o fim do ano.

Eles acreditam que, após a entrega da obra, a água pode chegar ao açude de Boqueirão em, no máximo, 60 dias. Segundo o presidente da Aesa, faltam 10% das obras para a conclusão do Eixo Norte, que desemboca no Alto Piranhas. João Fernandes argumentou que poderia ser feito um aditivo para a contratação de uma nova construtora para concluir o Eixo Norte.

O governo federal cancelou o contrato com a empreiteira Mendes Júnior, responsável por esse trecho, após recomendação do Tribunal de Contas da União. A empresa está sendo investigada pela Operação Lava Jato.

O procurador Francisco Sagres revelou que o ministro da Integração deve estar em Campina Grande, no dia 25, para debater a crise hídrica. Os governadores da Paraíba, Ricardo Coutinho; do Ceará, Camilo Santana; de Pernambuco, Paulo Câmara; e do Rio Grande do Norte, Robinson Farias, se comprometeram a participar desse encontro. “A situação do Eixo Norte é crítica. Precisamos encontrar uma solução para o Eixo Leste para a chegada da água em Campina Grande, mas o Eixo Norte é realmente preocupante. Teremos um grande êxodo”, disse Sagres.

Ministério da Saúde aprova cumprimento do termo de compromisso entre Funasa e Prefeitura de Monteiro

O município de Monteiro foi notificado, através de ofício, sobre a aprovação da execução de compromisso firmado entre a Funasa e o Município de Monteiro por meio da Secretaria de infraestrutura no qual visa promover a saúde pública e inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental.

Para a obtenção da aprovação de suas obras, a cidade de Monteiro recebeu duas visitas nas datas 06 a 08 de julho e 13 de setembro do corrente ano, com a presença técnica da Superintendência Estadual da Funasa e do Diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública onde foi verificada a parte já conclusa das obras de saneamento e o andamento dos serviços restantes.

De acordo com o Ministro da Integração, Helder Barbalho, em seu pronunciamento ocorrido na última segunda-feira, as obras da transposição estão impedidas devido o local de recepção da água limpa do rio se encontrar com outro ponto onde são depositados dejetos que para solucionar este problema é necessária a realização das obras através do governo do estado, que até o momento não apresentou qualquer solução para o caso.

Já o vice prefeito Cajó Menezes que tem acompanhando todo o processo das obras da transposição do eixo leste se mostrou bastante preocupado com a falta de compromisso do governo do estado, mas garantiu que continuará acompanhado e cobrando de perto e disse: “Estamos acompanhando todos os processos, já enviamos solicitações à AESA e Cagepa, porém não recebemos qualquer resultado para que seja dado o prosseguimento  para que as águas do São Francisco passem pela cidade.”

As obras da transposição no estado estão garantidas pelo  governo federal, no entanto para a água chegar às torneiras, é preciso que sejam feitas obras estaduais, que agora só dependem do governo da Paraíba.

 

De Olho no Cariri 

Com  Hermes de Luna e Ascom Monteiro

Foto: Katherine Coutinho/G1/Arquivo

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando ustedes son compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la saludos cordiales acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexual puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualmente calificado revisará su información personal, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para ustedes son.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print