Assembleia Legislativa da Paraíba cria Frente em Defesa da Vaquejada

3b1348f5-ceef-48cf-8752-1d523e23f45fA Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, na tarde desta terça-feira (11), Audiência Pública com o objetivo de debater a regulamentação da Vaquejada. O evento foi presidido pelo deputado estadual Raniery Paulino, autor do requerimento de solicitação da audiência em conjunto com os deputados Artur Cunha Lima, João Gonçalves e Tovar. Mais cedo, durante sessão ordinária, os deputados aprovaram por unanimidade a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada.

O deputado estadual Artur Cunha Lima criticou a decisão tomada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ao proibir a regulamentação da Vaquejada. O supremo decidiu por 6 votos a 5 pela não regulamentação da vaquejada como esporte sob a alegação de evitar maus-tratos aos animais. “A vaquejada tem realizado benfeitorias para o bem-estar animal. A vaquejada hoje tem mais de 50cm de areia na faixa onde é realizada a queda do boi, existe o protetor de cauda, as esporas que não podem mais, assim como as rédeas não podem mais ferir as narinas dos cavalos, foi abolida a chibata e tudo isso para o bem-estar do animal e para que se regulamente este esporte”, afirmou Artur.

Já o deputado João Gonçalves alegou que os ministros do STF desconhecem o esporte e tomaram uma decisão contrária à cultura nordestina. João disse que a vaquejada não visa causar dano algum ao animal e afirmou que a prática tem sido realizada por pessoas sérias do Agronegócio e apresentou requerimento para a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada. “Vamos instalar a Frente e vamos permanentemente estar nos entendendo. Como pode o direito de costume de uma cultura ser retirado por um voto de minerva? Será que tudo que é do povo tem que ser proibido?”, questionou o parlamentar.

Branco Mendes afirmou ter participado de vaquejadas durante 20 anos e disse que jamais irá se posicionar contra o esporte. O parlamentar acredita que não se pode acabar com um esporte que gera emprego e renda. “Acho que as assembleias precisam fazer uma campanha nacional junto ao Congresso Nacional pela regulamentação do esporte”, sugeriu o deputado.

Antônio Mineral recordou que a Vaquejada é uma atividade que se aproxima de seu centenário e não pode ser proibida, pois se trata da cultura de uma região. O deputado pediu para que o Supremo volte atrás na decisão e convoque o Congresso para a regulamentação da vaquejada. “Vamos a Brasília! Nossos deputados e senadores têm que resolver essa questão. O grito do nordestino não pode acabar por aqui”, lamentou o parlamentar.

030a1c06-afeb-498c-8591-8ee6523a5b4eO deputado Tovar lembrou que o município de Campina Grande é uma das cidades mais tradicionais na realização da prática do esporte. Tovar cobrou que uma mobilização ainda maior e um esclarecimento de como é realizada a vaquejada para que o Congresso venha a pautar e decidir em favor da regulamentação do esporte. “No mundo inteiro existem esportes e tradições, aqui também existe e nós progredimos e estamos crescendo com isso. Queremos progredir ainda mais, queremos regulamentar e não podemos desempregar quem vive da vaquejada, nem muito menos fazer com que acabe na Paraíba e no Nordeste brasileiro”, argumentou Tovar.

Bosco Carneiro destacou que a decisão do STF não interfere na prática deste esporte na Paraíba, já que a Constituição diz que ninguém é obrigado a fazer e deixar de fazer senão em virtude de lei e a proibição interferiria no princípio da legalidade e que essa decisão não se sobrepõe à lei federal (10.220) que regulamenta a vaquejada e a equipara aos rodeios.

A ex-vereadora Paula Frassinetti se posicionou contra a regulamentação da vaquejada e concordou com a decisão tomada pelo STF. De acordo com Paula Frassinetti, não há como negar os maus-tratos aos animais em uma vaquejada. Ela acredita que a prática age contra a legislação, que defende os animais. “Nós não somos contra as pessoas, nós somos a favor da vida e a vida precisa ser preservada em todas as suas nuances. Está em nossas mãos em fazer da natureza uma natureza equilibrada”, explicou.

7cb41c59-d7bd-4942-bbbc-6f8e069655f8O diretor de planejamento e relações públicas da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq), León Freire, usou a tribuna para defender a realização do esporte e destacou a geração de emprego e renda gerada pela vaquejada. “Não podemos desconhecer que vaquejada é cultura. As vaquejadas serão a partir deste ano vistas como apologia ao crime? O que vamos dizer para as 600 mil pessoas que hoje tem seus empregos comprometidos?”, afirmou León, alertando que municípios como Cahoeirinha, em Pernambuco, possui 90% de sua renda ligada a produção de acessórios de couro utilizados por praticantes e admiradores da vaquejada. “Não somos criminosos, somos vaqueiros e vamos lutar até o fim. Pois essa luta não é só do vaqueiro, é de todo Nordeste”, afirmou León.

O presidente da Associação de Vaqueiros Amadores da Paraíba, Walter Trigueiro Júnior, ressaltou que a população nordestina tem sofrido com os mais diversos tipos de discriminação e criticou a decisão do STF. “Onde ficará a vaquejada? Como se pode tolher o direito de um povo sem ao menos se ter a noção do significado da palavra ‘vaquejada’? É rasgar a nossa Constituição e fechar os olhos para o futuro de um povo que séculos vive no meio da adversidade, no meio da seca, no meio da fome e no meio do descaso das autoridades”, declarou Walter.

Também estiveram presente na audiência pública os deputados estaduais Hervázio Bezerra, Raoni Mendes, Renato Gadelha e Trócolli Júnior, e o deputado federal André Amaral, além de vaqueiros e representantes de organizações em defesa da vaquejada.

 

De Olho no Cariri

Com Ascom

Normalmente la farmacia puede ser proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutirlo con su profesional de la saludos cordiales acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualidad puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexual calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print