CDSA participa da preparação da 3ª Semana de Popularização da Ciência

pop-ciencia-insa-cdsa-01 O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Sumé, está discutindo a proposta da 3ª Semana de Popularização da Ciência no Semiárido, que deve acontecer no primeiro semestre de 2017 nas cidades paraibanas de de Sumé, Zabelê e Monteiro.

A 3ª Semana será realizada através de parceria entre a UFCG/Campus Sumé, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Universidade Estadual da Paraíba/Campus Monteiro e Município de Zabelê.

O objetivo da Semana é sensibilizar estudantes, professores e a comunidade em geral do Semiárido para o conhecimento e estudo da ciência contextualizada, promovendo processos de educação científica e tecnológica com participação de estudantes, professores de escolas públicas, gestores, técnicos de instituições públicas, organizações sociais e de comunidades tradicionais.

Representantes de algumas entidades parceiras nessa ação como o INSA e Universidade Federal Rural de Pernambuco, na quinta-feira (20), após reunião realizada no IFPB/Monteiro, estiveram visitando o CDSA/UFCG para conhecer as instalações, projetos e ações do Centro e foram recebidos pela professora Alecksandra Lacerda que está representando o CDSA na construção da agenda de execução da 3ª Semana de Popularização da Ciência.

“A intenção de associação a esse grupo junto com o INSA e UFRPE tem como meta estabelecer um conjunto de ações para focar a popularização da ciência. Estivemos numa reunião em Monteiro para construir um diálogo conjunto e fortalecer essa perspectiva de divulgação da ciência e o papel de cada parceiro é observar o que cada instituição pode colaborar para a realização do evento em questão”, disse a professora Alecksandra.

pop-ciencia-insa-cdsa-03Ana Paula Santos, pesquisadora do INSA e responsável pela gestão da área de popularização da ciência do órgão destacou a importância desta parceria para a realização da Semana de Popularização da Ciência no Cariri paraibano. Ela informou que no dia 24 de agosto o grupo de parceiros estará reunido novamente para definir algumas ações para um evento preparatório da Semana e que deverá ser realizado em novembro próximo. Também destacou durante a visita, outras possibilidades de fortalecimento da parceria já mantida com a UFCG/CDSA em projetos de pesquisa nas áreas de desertificação, de biodiversidade e de recursos hídricos visando avançar um pouco mais em projetos que melhorem a vida da população da região do Cariri/Semiárido.

“Precisamos conhecer o nosso local, o nosso entorno e o que vem sendo realizado pela população, nos aproximar mais desse conhecimento popular porque a população tem seus fazeres, tem práticas existentes, práticas milenares e precisamos articular o conhecimento científico com este conhecimento e a divulgação popular da ciência tem sua importância nesse sentido”, disse Ana Paula.

Antônio Carlos Miranda, professor e pesquisador da UFRPE (área de física e astronomia) enfatizou que a visita na UFCG/Sumé permitiu conhecer as parcerias para e a discussão de uma programação conjunta de divulgação científica provavelmente na Expocaatinga, evento realizado no CDSA. Ele realiza um evento de popularização da ciência duas vezes por ano e aposta no sucesso da 3ª Semana de Popularização da Ciência . “Vejo que o trabalho que se faz aqui com a agricultura familiar, a agroecologia é um trabalho de qualidade e isso me deixa empolgado”, frisou.

 

De Olho no Cariri

Com Ascom

Normalmente la farmacia puede ser proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente si sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesionalismo de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualidad puede ser ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden ser causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualidad calificado revisará su información adicional, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para ustedes son.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print