Dupla mata tratoristas e secretário de Cubati e outro funcionário escapam dos tiros; Polícia Civil investiga motivação

O secretário de Agricultura de Cubati e tratoristas foram alvos de tiros ao serem surpreendidos por uma dupla armada. O crime aconteceu na tarde desta terça-feira (18), no Sítio Água Doce, enquanto o grupo trabalhava na região.

Jodeildo João de Souza, de 55 anos, e Francinaldo da Silva, conhecido como Naldinho, de 37 anos, foram mortos a tiros enquanto operavam tratores. Eles eram prestadores de serviço da Prefeitura de Cubati e atuavam como tratoristas.

O secretário de Agricultura, Juscelino Ângelo, e outro funcionário, identificado como Clenivaldo Queiroz, escaparam dos tiros.

A delegada Mairam Moura informou que a dupla que chegou ao local atirou primeiro em Jodeildo e, em seguida, matou Naldinho. Clenivaldo, conhecido como Cabeção, conseguiu correr para a mata próxima e o secretário Juscelino também buscou refúgio para escapar dos tiros assim que ouviu os disparos.

A motivação do crime será investigada pela Polícia Civil, ainda segundo declarou a delegada Mairam Moura.

A Prefeitura de Cubati decretou luto oficial de três dias e emitiu nota de pesar. “Toda e qualquer palavra que possamos oferecer, ecoará como um vazio sem sentido diante dessa perda irreparável. Porém, em nome da Prefeitura Municipal de Cubati, oferecemos as nossas condolências aos amigos e familiares de Jodeildo João de Souza – Jodeildo (55 anos) e Francinaldo da Silva- Naldinho, de 37 anos, que atualmente prestavam serviços a prefeitura. Fica portanto, decretado o luto oficial por 03 dias em nosso município.”

De Olho no Cariri

Click PB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), e o Hemocentro da Paraíba estão desenvolvendo o DNA Jus, uma solução tecnológica que pretende tornar mais rápido, seguro e eficiente o fluxo de realização de exames de DNA solicitados pela Justiça. Nesta quarta-feira (16), representantes das duas instituições se reuniram para alinhar detalhes do projeto e avançar na construção do sistema.

Atualmente, a solicitação e o agendamento dos exames envolvem procedimentos realizados de forma manual entre o Judiciário e o Hemocentro. A proposta do DNA Jus é concentrar as etapas em uma única plataforma, permitindo que o magistrado faça a solicitação e o agendamento da coleta, acompanhe o procedimento e tenha acesso ao laudo de forma digital e sigilosa.

O juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Fábio Araújo, explicou que a ferramenta foi pensada para simplificar o fluxo e reduzir o tempo de tramitação dos processos relacionados aos exames. Segundo ele, embora exista um tempo médio para a realização dos procedimentos, fatores específicos de cada caso podem interferir nos prazos.

“A ideia é facilitar a marcação, o agendamento e a coleta do material biológico e, consequentemente, a entrega dos resultados. Com um fluxo mais rápido e organizado, esperamos encurtar esse tempo, reduzindo circunstâncias externas que possam prejudicar o bom andamento dos procedimentos”, afirmou.

A previsão é que o sistema seja apresentado no dia 16 de novembro de 2026. A partir daí, a expectativa é disponibilizar a solução para utilização pelos magistrados e pelo Hemocentro.

De acordo com o diretor da Ditec, Daniel Melo, o DNA Jus está sendo desenvolvido pelo Tribunal de Justiça a partir dos requisitos levantados junto ao Hemocentro. A proposta é substituir o atual fluxo manual, realizado principalmente por e-mail, por uma plataforma integrada.

“O DNA Jus surgiu da necessidade de modernizar o processo atual, que é feito de forma manual e pode gerar atrasos e burocracia. Estamos criando uma solução para unificar todo o fluxo de trabalho, otimizando tempo e prazos e entregando o resultado com maior eficiência à população”, explicou.

Na prática, o magistrado poderá acessar a plataforma ao identificar a necessidade de um exame de DNA, escolher o laboratório ou posto de coleta, fazer o agendamento e comunicar as partes envolvidas. As etapas seguintes, incluindo a coleta do material biológico e a geração do laudo, também serão gerenciadas pelo sistema.

O Hemocentro terá participação central no funcionamento da plataforma, sendo responsável pela coleta e pelo processamento do material biológico e pela elaboração dos laudos. Para o diretor-geral do Hemocentro da Paraíba, José de Paiva Gadelha Neto, a ferramenta também representa um avanço em segurança e sigilo das informações.

“A reunião foi muito importante para modernizar a forma como as pessoas terão acesso ao resultado final dos exames de DNA. Com o novo sistema, o próprio magistrado poderá marcar a data da coleta das partes interessadas, o que representa ganho de tempo e segurança. E um dos pontos mais importantes é o sigilo, já que apenas o magistrado terá acesso final ao laudo”, destacou.

DE OLHO NO CARIRI

Por Ludmila Costa – Comunicação TJPB