No Outubro Rosa: Prefeitura de Sumé realiza 240 mamografias e zera fila de espera

A Secretaria de Saúde de Sumé promoveu várias atividades no município para celebrar a Campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de alertar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.  As ações aconteceram na Unidade Básica de Saúde do Centro, nos dias 07, 08 e 09 de outubro, e ressaltou também a importância do direito a um atendimento com qualidade na rede pública de saúde, principalmente no que diz respeito ao suporte emocional às mulheres vítimas de violência doméstica.

Durante os três dias de atividades, o caminhão Amigo do Peito esteve no município dotado de equipamentos necessário para a realização de exames de mamografias. Foram 240 no total. Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Ana Magda Cantalice, o atendimento das mamografias foi agendado previamente nas UBS de cada bairro, sendo as demais especialidades realizadas conforme ordem de chegada. De acordo com ela, no município de Sumé não existe atualmente fila de espera para este tipo de exame.

De acordo com a responsável pelo sistema municipal de regulação de consultas e exames, Bárbara Barbosa, a vinda do “Caminhão Amigo do Peito” é muito importante porque atende a uma demanda reprimida, representando assim mais uma oportunidade para o município zerar a fila de espera nesse sentido.

Além das mamografias, foram ofertadas várias especialidades, a exemplo de consulta médica, atendimento odontológico, nutricional, fisioterapia, ultrassonografias, exames do colo do útero, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, Sífilis, entre outros.

A realização dos diversos procedimentos de saúde em um único espaço também foi muito bem avaliada pelas mulheres que participaram da ação.  “É muito bom, por que a gente pode se prevenir e se tiver alguma doença já cuida enquanto é tempo”, disse, Adriana, usuária do SUS e moradora da rua Manoel Severo, centro.

“Gostei muito da palestra, dos atendimentos e dos exames, isso é importante para as mulheres se cuidarem”, afirmou a popular, Maria Rubilene, do Sítio Jurema.

As mulheres sumeenses que passaram pelo local ainda receberam avaliação nutricional e informações sobre alimentação saudável com o nutricionista do Nasf, Rodrigo Guimarães, além de atendimento em fisioterapia com a equipe da Clínica Municipal. “Aqui, nós fizemos a triagem e orientamos mulheres e homens sobre os benefícios da fisioterapia para a saúde do paciente e principalmente onde eles acessem esse serviço de forma gratuita no município, disse Sofia Araújo.

Nos três dias de atividades, houve ainda palestras com o tema da violência contra a mulher, ministrada por psicólogos da rede municipal e com Lucineide Lima e Meyre Ruth, do Centro de Referência Intermunicipal da Mulher. “Foi um momento importante para falar sobre o assunto, não só para as mulheres da zona urbana, mas principalmente para as da zona rural que são as que mais sofrem com essa questão, devido à falta de acesso aos serviços de proteção e ajuda, afirmou a coordenadora do Centro, Lucineide.

Para o nutricionista Rodrigo Guimarães, a Campanha Outubro Rosa, sob o ponto de vista nutricional, é um momento muito importante para a promoção da saúde do paciente e visa principalmente chamar atenção do público presente no sentido de modular o consumo de alimentos funcionais e naturais, com menos uso de agrotóxico, enlatados, ultraprocessados, defumados. “É importante que a população saiba que o consumo de alimentos naturais contribui significativamente para a recuperação da saúde do indivíduo e que o câncer de mama sofre o impacto direto de uma má alimentação”, afirmou.

Ascom PMS

Por: KLEBSON WANDERLEY em 10 de outubro de 2019

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!