O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE) vai bloquear nesta terça-feira (2) as contas bancárias de 12 prefeituras e quatro câmaras municipais que não entregaram os balancetes referentes ao mês de março deste ano.
O prazo para entrega dos balancetes se encerrou no último dia 30. Até ontem, conforme balanço divulgado pelo Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), apresentaram os balancetes 211 prefeituras, 219 Câmaras e o Governo do Estado.
Devido ao atraso serão bloqueadas as contas bancárias das prefeituras de Diamante, Esperança, Mari, Montadas, Nova Floresta, Pedra Lavrada, Prata, São Vicente do Seridó, Tacima, Tenório e Triunfo. Já as câmaras municipais que ficarão sem movimentações bancárias são a de Coxixola, Diamante, Lastro e Parari.
André Torres ressaltou que a prestação de contas representa elemento indispensável para a manutenção da República e da democracia, mais uma razão para que os balancetes sejam entregues no prazo e com o conteúdo adequado. Segundo ele, o TCE está sempre atento.
Resposta
O contador João Cezar procurou a reportagem do portal De Olho no Cariri e informou que solicitou e já foi deferido pelo presidente do TCE-PB uma elasticidade do prazo de prestação de contas dos balancetes das Câmaras de Parari e Coxixola e que por isso as contas não serão mais bloqueadas. Segundo o contador, por problemas de ordem familiar e que é de conhecimento de todos o escritório precisou pela primeira vez da elasticidade deste prazo e o Tribunal de Contas concedeu prontamente.
Com Correio da Paraíba