Aproximadamente 44 mil pés de maconha foram destruídos nessa terça-feira (14), através de uma ação conjunta entre a Polícia Militar da Paraíba e a Polícia Federal, por meio do Dintel e do COpEsP, através do Grupamento de Operações no Sertão e Ações de Comandos (GEOSAC). A plantação foi localizada na zona rural do município de Livramento, no Cariri paraibano, resultado de levantamentos realizados pelas duas forças policiais.
A operação ocorreu através dos departamentos de inteligência das duas forças policiais e faz parte das ações sistemáticas de combate ao tráfico de drogas no estado. Estimativas apontam que, caso a droga fosse colhida, prensada e preparada para o consumo, poderia gerar cerca de nove toneladas do entorpecente, representando aproximadamente 27 milhões de reais em prejuízo para o crime.
As plantações foram destruídas no próprio local, seguindo os protocolos operacionais. Parte do material foi coletada e registrada para subsidiar as investigações em andamento. No local, havia um acampamento utilizado pelos criminosos.
A operação representa mais um passo no desabastecimento dos pontos de venda de drogas na Paraíba e em estados vizinhos. O objetivo é atuar na quebra da cadeia de produção de entorpecentes e visando à redução de crimes violentos associados ao tráfico, como homicídios, latrocínios, roubos, furtos e disputas territoriais.