Tráfico e apreensão de drogas triplicou este ano no Cariri, confirma números da PM

operacao_caririRETROSPECTIVA 2015: A Região do Cariri Paraibano é composta por municípios que em sua maioria tem menos de 10 mil habitantes, mas mesmo nos menores o uso e o tráfico de entorpecentes tem se tornado uma realidade cada vez mais real e visível. A equipe de radiojornalismo da Serra Branca FM teve acesso a números oficiais fornecidos pelo 11º Batalhão da PM com sede em Monteiro e constatou que o índice de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas em 2015 foi três vezes maior que o do ano de 2014.

No ano passado, apenas 10 ocorrências foram registradas em Monteiro, enquanto este ano 34 já foram notificadas. Nós também procuramos a Delegacia Regional e descobrimos um número ainda maior. 70 pessoas foram flagradas comercializando ou usando drogas apenas na maior cidade do Cariri.

operacao_malhas_leiDe acordo com o delegado regional, Dr. João Joaldo, outro dado que chama atenção das autoridades e deixa todos em alerta é a ligação do tráfico com os homicídios ocorridos na região. Dos 12 assassinatos notificados em Monteiro, 7 são de pessoas que tinha relação direta com o uso de entorpecentes.

As forças de segurança do Cariri realizaram ao longo deste ano várias operações exitosas para reprimir o tráfico. Um dos exemplos foi a Operação Hostibus realizada no último dia 12 de novembro e que envolveu cerca de 100 homens das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. Ao todo, 18 pessoas foram presas e dois adolescentes foram apreendidos.

Além disso, foram recolhidos R$ 16 mil em dinheiro, uma espingarda calibre 12, dois revólveres, um carregador de pistola 380, munições de vários calibres e aproximadamente 300 gramas de maconha, pedras de crack, além de uma balança de precisão. Foram cumpridos ainda três mandados de prisão no Serrotão e dois mandados no PB1. Isso porque essas pessoas estariam dando ordem para matar, traficar e se associar ao tráfico de dentro do Sistema Prisional.

De Olho no Cariri/ Serra Branca FM

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente si sabe acerca de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando ustedes son compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexual puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando que “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexual calificado revisará su información adicional, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira mais uma Feira de Saúde na zona rural. A ação aconteceu na Unidade Âncora de Saúde da comunidade Riacho da Roça e reuniu moradores da localidade e de comunidades vizinhas.

Ao todo, 153 atendimentos foram realizados durante a programação, que concentrou diferentes serviços de saúde em um único local. Os moradores tiveram acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico por meio da unidade móvel, vacinação, marcação de consultas, emissão e atualização do Cartão SUS, coleta para exames laboratoriais, fisioterapia e regulação de exames.

A Farmácia também esteve presente durante a ação. Com isso, os pacientes que receberam prescrição e tinham o medicamento disponível puderam sair do atendimento já com o remédio em mãos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, a Feira de Saúde permite levar para as comunidades serviços que normalmente exigiriam o deslocamento dos moradores para a cidade.

“Na feira de hoje, fizemos questão de trazer mais serviços. Tivemos dois médicos, laboratório, farmácia, fisioterapia e regulação de exames, para que o usuário possa sair daqui com o exame regulado e, quando necessário, com o medicamento em mãos”, explicou.

A Unidade Âncora do Riacho da Roça já funciona regularmente a cada 15 dias, com atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além da atuação de técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesta sexta-feira, a estrutura foi ampliada com a presença de outros profissionais e serviços.

O atendimento odontológico também terá continuidade. A unidade móvel permanecerá na região por mais uma semana, permitindo que outros moradores tenham acesso ao serviço.

O prefeito de Sumé, Manezinho Lourenço, acompanhou a programação e destacou a importância de levar os atendimentos para mais perto das comunidades rurais.

“A gente sabe da dificuldade de quem mora na zona rural para se deslocar em busca de atendimento. Por isso, é importante trazer os serviços para perto dessas pessoas e garantir que elas tenham acesso ao atendimento de que precisam”, afirmou.

Além dos serviços de saúde, 30 crianças receberam kits escolares por meio do programa Criança na Escola.

A Feira de Saúde já passou pelo Assentamento Mandacaru e pelo Sítio Santo Agostinho. A próxima edição está programada para o dia 11 de setembro, na comunidade do Sítio Jurema.

Também acompanharam a ação o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Vicente Lourenço, e o vereador Damião Rildo.

De Olho no Cariri

Ascom – Prefeitura de Sumé