Rebanho de caprinos e ovinos do Nordeste se fortalece com genética da Emepa

leilão emepa2 29 08A qualidade da genética caprina e ovina da Paraíba chama a atenção de criadores de todo o Nordeste, que desejam melhorar seus rebanhos. Durante leilão na Estação Experimental de Pendência, em Soledade, no sábado (27), foram adquiridos todos os animais colocados à venda, proporcionando um volume de recursos da ordem de R$ 149 mil. Um animal da raça Dâmara foi arrematado por R$ 10.200,00.

Segundo o chefe da Estação Experimental de Pendência, Leonardo Medeiros, o leilão deste ano ganhou uma dimensão ainda maior com a participação de criadores de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e, como destaque, a Paraíba. “O alto grau de confiança na genética caprina e ovina produzida pela Emepa é comprovado pela procura e a participação nos leilões, como aconteceu neste realizado agora”, comentou.

Para o presidente da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Sedap, Nivaldo Magalhães, a participação de criadores no leilão comprova a excelência do trabalho de alto nível da equipe de pesquisadores. O diretor técnico da Emepa, Manuel Duré, informou que foram leiloados animais das raças caprinas e ovinas Savana, Anglo Nubiana, Saanen, Boer, British Alpine, Parda Alpina e de ovinos das raças Dorper, Dâmara e Santa Inês.

Foram 72 lotes, sendo quatro caprinos machos Savanas, três machos Anglo Nubiana, seis fêmeas também Anglo Nubiana, três Saanen, dois Boer e seis fêmeas Boer. Das raças ovinas, foram 21 machos Dorper e cinco fêmeas, seis machos Dâmara e quatro machos e nove fêmeas Santa Inês.

Integrante da Gestão Unificada, a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária – Emepa realiza pesquisas na caprinocultura de excelência, para contribuir com o melhoramento genético das raças caprinas e ovinas da Paraíba e do Nordeste. Os leilões são oportunidades para que os criadores acessem os produtos das pesquisas de melhoramento genético.

De Olho no Cariri
Com Secom

Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando ustedes son compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualidad puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se considerando que “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualidad calificado revisará su información, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para ustedes son.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) mostra que Lula (PT) soma 47% das intenções de voto contra 45% de Flávio Bolsonaro (PL) em eventual disputa de 2º turno da disputa pela Presidência da República. O levantamento foi encomendado pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.

Na pesquisa anterior, de uma semana atrás, Lula tinha 46% e Flávio Bolsonaro, 44%, em situação de empate técnico.

O Datafolha também apresentou cenários de Lula contra Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (NOVO), Renan Santos (Missão) e Augusto Cury (Avante).

Veja, abaixo, os números das cinco simulações de 2º turno.

Lula x Flávio Bolsonaro

  • Lula (PT): 47% (eram 46%)
  • Flávio Bolsonaro (PL): 45% (eram 44%)
  • Em branco/nulo/nenhum: 7% (eram 8%)
  • Indecisos: 1% (era 1%)

Lula x Ronaldo Caiado

  • Lula (PT): 46% (eram 46%)
  • Ronaldo Caiado (PSD): 44% (eram 42%)
  • Em branco/nulo/nenhum: 9% (eram 10%)
  • Indecisos: 1% (eram 2%)

Lula x Romeu Zema

  • Lula (PT): 48% (eram 49%)
  • Romeu Zema (Novo): 39% (eram 39%)
  • Em branco/nulo/nenhum: 11% (eram 11%)
  • Indecisos: 1% (eram 2%)

Lula x Renan Santos

  • Lula (PT): 48% (eram 47%)
  • Renan Santos (Missão): 39% (eram 38%)
  • Em branco/nulo/nenhum: 12% (eram 13%)
  • Indecisos: 2% (eram 2%)

Lula x Augusto Cury

  • Lula (PT): 46% (eram 44%)
  • Augusto Cury (Avante): 43% (eram 43%)
  • Em branco/nulo/nenhum: 9% (eram 10%)
  • Indecisos: 1% (era 1%)

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 22 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número de registro no TSE é BR-00304/2026.

Com Portal G1