“O mundo digital impõe hoje ao gestor o peso da responsabilidade pela vigilância constante de seus atos. Em tempo real, a sociedade exige cada vez mais resultados, mais eficiência e agilidade dos processos de gestão”. A observação é do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Arthur Cunha Lima, e foi feita nesta quinta-feira (23), durante a abertura do “Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação na Gestão Pública”, que reúne, no Centro Cultural Ariano Suassuna, mais de trezentos representantes da área de TIC em órgãos municipais e estaduais.
Promovido pelo TCE, por meio de duas de suas unidades – a Ecosil (Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira) e o Centro Cultural Ariano Suassuna, o seminário destina-se aos gestores públicos, servidores do TCE, chefes de Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, Engenheiros de Sistemas, Gerentes de Rede e Técnicos em Informática do poder Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Codata, Secretaria Estadual de Finanças, as prefeituras municipais de João Pessoa e Campina Grande, além da Federação dos Municípios da Paraíba – Famup.
Em tom de conclamação, o conselheiro Arthur Cunha Lima lembrou aos gestores o compromisso de contribuírem ao máximo, em qualquer instância ou grau de hierarquia, com a integração de suas organizações “a esse processo “evolutivo, contínuo e interativo presente de forma irreversível na vida da sociedade e das instituições”. E completou, referindo-se ao objetivo central do seminário: “É preciso preparar a administração pública para os desafios que se impõem com as mudanças que todos nós nos deparamos”.
Entre essas transformações se destacam, a propósito, a computação em nuvem no âmbito da administração pública, as novas normas e legislações relacionadas à governança da informação, a contratação de serviços de tecnologia de terceiros, segurança das redes de dados e expansão de infovias.
Sob a coordenação do corregedor do TCE, conselheiro Fernando Catão, o evento trouxe a João Pessoa, para um dia inteiro de palestras e debates, especialistas de renome nacional e internacional, como se verifica pelos perfis abaixo. Pela manhã, dominaram as discussões a “Computação em Nuvem” e a “Governança da Informação”. E, à tarde, mais dois temas predominantes: “Redes e Infovias” e “Banco de Dados e BI”.
Palestrantes
Walfredo Cirne – possui graduação e mestrado pela Universidade Federal da Paraíba [Campina Grande] e doutorado na University Of California San Diego. Ele atualmente trabalha no grupo de infra-estrutura para could computing da Google, na California, EUA.
Luiz Mauricio Martins– Luiz Mauricio Martins- Doutor em Ciência e Tecnologia da Informação pela Universidade de Coimbra, Portugal na área de Governança de TI. Mestre em Engenharia de Software, UFCG,MBA em Gestão de empresas e Formado em computação pela Universidade de Brasilia. Professor da FGV On-line para a área de tecnologia, gestão e inovação. Trabalhou como desenvolvedor de aplicações estratégicas para a Receita Federal/ Ministério da Fazenda, no SERPRO, em Brasilia. É CEO da Choice, uma empresa de inteligência digital para a área pública, localizada no CESAR/Porto Digital no Recife.Atua como consultor, tendo desenvolvido projetos no IDB Bank – Arábia Saudita, Federação das Indústrias, Bradesco, Itaú, Energia de Portugal, CHESF e Tribunal de Justiça.
Guido Lemos de Souza Filho – É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba, mestre e doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor Titular na Universidade Federal da Paraíba, diretor do Centro de Informática (CI) e pesquisador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).
Leandro Marinho – Doutor em Ciência da Computação, Universidade de Hildesheim, Alemanha, 2010. Mestre em Engenharia Elétrica, UFMA, Brasil, 2005. Bacharel em Ciência da Computação, UFMA, Brasil, 2002. Professor do departamento de sistemas e computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua como docente, pesquisador e orientador nos cursos de graduação e pós-graduação em ciência da computação. Suas áreas de especialização são: Inteligência Artificial, Mineração de Dados e Recuperação da Informação.
Normalmente la farmacia puede proporcionar a sus clientes tratamientos discretos para diversas enfermedades. Por ejemplo, la crema Temovate es un corticosteroide tópico. Este fármaco funciona deprimiendo la actividad de diversos productos químicos que causan enrojecimiento. Típicamente, tanto hombres como mujeres sufren de disfunciones sexuales. Si usted está preocupado por el trastorno eréctil, probablemente sabe acerca de de http://kamagraoraljelly.me/es/100mg.html. Cuando usted compra drogas como Kamagra debe discutir con su profesional de la salud acerca de comprar kamagra oral jelly 100mg. Otro punto que vamos a es comprar kamagra 100mg. La disfunción sexualmente puede ser el primer signo de un problema psicológico pesado. Todo tipo de drogas, desde aquellas que se consideran “todas naturales” a las que se producen químicamente en un laboratorio, pueden causar algún tipo de efectos secundarios. El terapeuta sexualmente calificado revisará su información adicional, siempre que los remedios, incluyendo Kamagra, sean satisfactorios para usted.