A edição 2025 do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Boa Vista está chegando ao fim e neste domingo, durante as semifinais disputadas no Campo das Oliveiras, a Prefeitura inovou com a adoção de um recurso tecnológico de arbitragem, tornando-se a primeira cidade da Paraíba a implantar o VAR no futebol amador.
O sistema foi utilizado nas quatro competições que definiram os times que jogarão a final da Copa de Futebol Amador no próximo sábado (4). Os duelos serão disputados entre o Palmeiras e o Gonzagão na categoria titular e Cariri FC e Vila Nova na categoria aspirante.
O VAR é utilizado em competições profissionais organizadas pela CBF, como Brasileirão Série A, Copa do Brasil e algumas finais de estaduais, quando autorizado. Trata-se de um sistema de arbitragem que utiliza imagens de câmeras e tecnologia para ajudar a equipe de arbitragem principal a revisar lances decisivos do jogo. Através dele é possível rever, por meio de vídeo, lances decisivos do jogo para reduzir erros humanos e tornar as decisões mais justas.
Com a iniciativa, Boa Vista desponta como referência na modernização e consolidação da competição de futebol amador. ”Junto ao Departamento de Esportes temos oferecido apoio e infraestrutura aos atletas locais e adotamos esta tecnologia para que o nosso futebol possa crescer cada vez mais, promovendo saúde, lazer e integração entre atletas e a comunidade”, disse o prefeito Fernando Aires.
Com Ascom