Prata: Dr. Romualdo destina R$ 160 mil para energia solar na Associação dos Criadores de Caprinos

O deputado estadual Dr. Romualdo (PC do B) anunciou, através de suas redes sociais, a destinação de R$ 160 mil, por meio de emenda parlamentar, para a implantação de um sistema de energia solar na Associação dos Criadores de Caprinos do município da Prata, no Cariri paraibano. A iniciativa busca reduzir custos, fortalecer a produção local e ampliar a renda dos criadores da chamada “capital da cabra leiteira”.

A ação transforma uma das maiores riquezas naturais do Cariri — o sol forte da região — em oportunidade, desenvolvimento e fortalecimento da economia rural. A expectativa é que a energia solar gere economia para a associação e beneficie diretamente os produtores que vivem da caprinocultura.

“Fizemos isso com as Rendeiras, com a Capribom em Monteiro, com o São Vicente em Serra Branca, com o Abrigo de Sumé. Isso é investir nas pessoas diretamente, em quem historicamente foi esquecido. Esse mandato pertence ao povo, especialmente ao povo que durante tanto tempo foi silenciado, mas que carrega uma força e um potencial gigantescos”, destacou Dr. Romualdo.

A iniciativa integra uma série de ações defendidas pelo parlamentar para fortalecer a agricultura familiar e a produção rural no Cariri, aliando sustentabilidade, redução de custos e geração de renda para pequenos produtores.

A Prata é reconhecida como uma das referências da caprinocultura na Paraíba e carrega o título de “capital da cabra leiteira”, tendo na atividade uma das principais fontes de renda de dezenas de famílias do município.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A ex-prefeita de Santo André, Silvana Marinho, declarou apoio ao deputado federal Hugo Motta durante um evento político realizado nesta sexta-feira (21), em Juazeirinho. Silvana esteve acompanhada do pai, o ex-prefeito Dr. Marinho, além das lideranças Arimatéa Porto e Rivaldo Júnior.

A movimentação reforça o distanciamento político entre Silvana e o prefeito de Santo André, Edglei. No último dia 11 de agosto, a ex-prefeita já havia sinalizado o rompimento ao anunciar que votará em Adriano Galdino para deputado estadual, contrariando a orientação política do prefeito.

Apesar do afastamento, Edglei mantém uma base política considerada fortalecida no município. O grupo conta com o vice-prefeito, os sete vereadores da base governista, todos os suplentes ligados ao grupo, além de outras lideranças locais, como Fabrício da Malhada Alegre.

Outro ponto que chama atenção no cenário político é a posição de Zenaldo Marinho e Assis Benjamim, irmão e cunhado de Silvana, respectivamente. Os dois decidiram permanecer no grupo de Edglei, acompanhando os candidatos apoiados pelo prefeito e não aderindo ao movimento de oposição liderado por Silvana.

As recentes movimentações começam a mexer com o tabuleiro político de Santo André e já alimentam especulações sobre a sucessão municipal de 2028. O cenário ainda está em construção, mas as articulações antecipadas aumentam a expectativa em torno de possíveis candidaturas a prefeito e vice-prefeito.

Nos bastidores da política local, uma das perguntas que começa a ganhar força é: a oposição de Santo André, formada por lideranças como Júnior, Patrícia, Neguinho e Arimatéa, aceitará ser liderada por Silvana Marinho nas eleições de 2028?

Até lá, o cenário deve passar por novas alianças, rompimentos e mudanças de posicionamento, que poderão definir os rumos da disputa municipal.

De Olho no Cariri