Estiagem: Governo Federal decreta situação de emergência em Parari e em mais quatro cidades da Paraíba

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 27 municípios de seis estados brasileiros afetados pela estiagem. Na Paraíba, as cidades de Coremas, Riachão, Parari, Juru e Nova Olinda foram incluídas na lista.

Clque aqui e confira a íntegra do documento.

A falta de chuvas tem impactado diversas localidades no país. Além das cidades paraibanas, os municípios afetados incluem Atalaia do Norte, Careiro, Guajará, Lábrea e Tefé, no Amazonas; Condeúba, Cordeiros, Dom Basílio, Cansanção e Tanque Novo, na Bahia; Potiretama, Boa Viagem e Paramoti, no Ceará; Jataúba, Belém do São Francisco, Araripina, Saloá, Floresta, Santa Cruz do Capibaribe, Terra Nova e Lagoa Grande, em Pernambuco; e Felipe Guerra, no Rio Grande do Norte.

Com a declaração de situação de emergência, as prefeituras dessas cidades estão autorizadas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, e kits de limpeza e higiene.

Como solicitar recursos

Os municípios reconhecidos podem pedir recursos ao MIDR para ações de defesa civil por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A solicitação deve ser feita com base nos planos de trabalho enviados ao sistema, que serão avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional. Após aprovação, a liberação dos recursos é publicada em portaria no DOU.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Esses treinamentos são destinados a agentes de proteção e defesa civil em todas as esferas de governo.  Confira neste link a lista completa dos cursos

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O Festival do Mel 2026, em São José dos Cordeiros, terá mais um dia de programação. O show da banda Raça Negra, inicialmente previsto dentro da programação deste fim de semana, foi adiado para a segunda-feira, prolongando a festa e garantindo uma noite extra para o público.

Com a mudança, a gestão do prefeito Felício Queiroz reorganiza a programação para assegurar a realização do aguardado show da banda, uma das principais atrações anunciadas para a edição deste ano.

O Festival do Mel começou com programação prevista entre os dias 25 e 27 de setembro, reunindo atividades ligadas à apicultura e atrações musicais nacionais e regionais. Raça Negra havia sido anunciado anteriormente pelo prefeito Felício Queiroz como um dos grandes nomes da programação.

Agora, com a apresentação transferida para segunda-feira, São José dos Cordeiros terá mais uma noite de festa, ampliando a programação de um dos principais eventos do calendário do município.

À frente da organização, o prefeito Felício Queiroz já vinha destacando a preparação da estrutura e a expectativa de receber visitantes de várias cidades durante o Festival do Mel.

A nova data transforma a segunda-feira em mais um grande momento da festa, com o público aguardando sucessos que marcaram gerações na voz do Raça Negra.

Com Assessoria