Após uma semana de repercussão do vídeo publicado pela influenciadora digital e lojista Joyce Valéria, onde revelou ter sido vítima, junto com seu noivo, de um golpe de R$ 32 mil, aplicado por um homem natural da cidade de Boqueirão (PB), a reportagem do Portal De Olho entrou em contato com ela para colher mais detalhes sobre o caso.
De acordo com Joyce, mais de 30 pessoas já registraram boletim de ocorrência contra o suspeito, identificado como João Victor. A influenciadora relatou que, após as denúncias, ele desativou o WhatsApp, trocou de número e sumiu das redes sociais.
“Eu e mais 30 pessoas fizemos boletim de ocorrência. Depois das postagens, ele desativou o WhatsApp, trocou de número e não entrou mais nas redes sociais”, disse.
Segundo Joyce, o suspeito utilizava um perfil falso no Facebook, se passando por um empresário chamado Fernando Henrique, supostamente dono de uma loja em Petrolina-PE. Entretanto, ao investigar, a vítima descobriu que esse empresário não existe e que a loja pertence, na verdade, a uma mulher que nada tem a ver com o esquema.
O falso “Fernando” entrava em contato com lojistas e dizia que uma pessoa de confiança (na verdade, o próprio João Victor) faria a negociação das mercadorias. O estelionatário então abordava as vítimas pelo WhatsApp, solicitando prazos ou prometendo o pagamento imediato no ato da entrega.
Joyce relatou que, em seu caso, entregou mercadorias no valor de R$ 32 mil em uma residência localizada em Santa Cruz do Capibaribe-PE, que o suspeito alegava ser sua casa, onde moraria com esposa e filho. Posteriormente, a vítima descobriu que o imóvel não pertencia a ele.
Ao perceber que não havia recebido o pagamento, a influenciadora começou a investigar e descobriu que havia caído em um golpe. Ela relatou que João Victor chegou a enviar três cheques, que já suspeitava serem sem fundo. Após depositar, confirmou a fraude e utilizou como prova para o processo.
Mesmo com dezenas de denúncias, o suspeito continuava enganando comerciantes. Joyce estima que mais de 200 pessoas já tenham sido vítimas do golpe, o que aumenta a gravidade da situação.
Cansada da espera pela justiça e com medo de que outras pessoas caíssem no golpe, Joyce decidiu expor publicamente o rosto e o nome do suspeito.
“Expos o rosto para que, quando ele chegar com a carinha de santo e bom moço, as pessoas lembrem e não caiam”, afirmou.
A influenciadora destacou ainda a importância de alertar comerciantes e lojistas da região, já que o estelionatário, segundo ela, costuma circular entre as cidades de Boqueirão e Santa Cruz do Capibaribe para aplicar os golpes.
De Olho no Cariri