Vereador George Aquino é condenado a 10 anos de prisão e perda de mandato; parlamentar emite nota de esclarecimento

A justiça da Comarca de Serra Branca condenou o vereador George Aquino de São João do Cariri a uma pena de 10 anos de prisão e decretou a perda de seu mandato no legislativo daquela cidade. Também houve uma decisão contra a sua esposa, Viviane Gaudêncio.

Segundo a decisão do juiz da comarca de Serra Branca, José Irlando, ficou provado no processo que o vereador se utilizou de seu cargo e de prestígio político junto ao Governo do Estado para praticar crimes e receber vantagens indevidas em órgãos estaduais, em especial o antigo Detran de São João do Cariri.

VEJA A SENTENÇA: Sentenca_240524_095130-1Baixar

O caso se refere a uma grande operação deflagrada na época pela Polícia Civil em parceria com o Detran que investiga irregularidades na unidade e de seus dirigentes locais.

Na sentença o juiz condena o vereador e sua esposa por Peculato, usurpação da função pública com recebimento de vantagens além de tráfico de influência que o vereador se utilizava, segundo a sentença, para conseguir comandar a representação de órgãos estaduais na cidade, nomeando pessoas e recebendo vantagens financeiras sobre isso.

A decisão também afeta seu mandato e a disputa de cargos políticos como também cumprimento de pena de 10 anos de prisão em regime fechado, porém o réu tem direito a recorrer do processo em liberdade.

Da decisão, cabe recurso.

Vereador após repercussão da decisão da justiça emitiu uma nota de esclarecimento à imprensa:

Confira a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Eu possuo mais de 30 anos de carreira política honesta. Pratico a boa política. O povo é testemunha. Faço tudo que posso para conseguir benefícios e ajudar as pessoas. Se Deus continuar me dando saúde, jamais deixarei de fazer. Infelizmente minha atuação desperta invejas e disputas de poder que durante toda minha trajetória eu sofri. Sempre fui perseguido e ameaçado a cada candidatura minha que posto. Assim como o presidente LULA sofreu, não serei eu que não sofrerei pressões. Sigo firme na minha caminhada pois tenho certeza que no final Deus sempre honra quem segue os seus passos e busca ajudar sempre o próximo. Este ano tenho objetivos grandes para o futuro de São João, de melhorarias jamais vistas. Sobre o processo me restrinjo a fazer menção a manifestação de meus advogados.“ O corpo jurídico destaca que se manifestará nos autos acerca da patente injustiça no mérito e procedimental. Muito embora, destaca que não foi intimado formalmente da sentença De toda forma , trata-se de uma mero ato decisório de primeira instância, local, monocrático, ou seja, advindo da opinião de uma única pessoa. O procedimento será encaminhado e passará pelo crivo colegiado de outras instâncias, que com certeza restabelecerão a correta aplicação das normas ao caso.”

GEORGE AQUINO
Vereador

De Olho no Cariri

Paraíba Mix

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Na noite deste domingo, dia 09, um acidente foi registrado na estrada que liga o distrito das Serras à cidade de Serra Branca, no Cariri paraibano. Um carro de passeio veio a capotar nas proximidades passagem molhada das Vertentes do bairro das Vertentes.

Segundo as informações iniciais, o condutor seguia com destino a Serra Branca quando teria cochilado ao volante, perdido o controle do veículo e, em seguida, capotado.

O motorista foi socorrido pela equipe médica e conduzido inicialmente ao Hospital Geral de Serra Branca.