V Mostra Sumé de Cinema celebra a cultura audiovisual com homenagens, oficinas e exibições em espaços públicos

De 9 a 13 de setembro, a cidade de Sumé se transforma em palco da V Mostra Sumé de Cinema, evento que consolida o município como referência no audiovisual nordestino. A programação gratuita reúne oficinas, mostras competitivas, exibições itinerantes, encontros culturais e homenagens a grandes nomes do cinema brasileiro.

Neste ano, a Mostra presta tributo in memoriam ao professor, jornalista e cineclubista Luiz Custódio, e ao cineasta Vladimir Carvalho, reconhecidos pela preservação da memória audiovisual brasileira. Outra grande homenagem será dedicada ao cineasta e diretor de fotografia João Carlos Beltrão, celebrada na noite de encerramento.

Oficinas e formação

A programação formativa começou na terça-feira (9), com a Oficina Jovem Cineasta, ministrada por Marcelo Paes de Carvalho, na ECI Professor José Gonçalves de Queiroz. Já nos dias 12 e 13, o cineasta André da Costa Pinto conduz a Oficina de Atuação para Audiovisual, no Núcleo de Extensão Cultural (NEXT/CDSA/UFCG).

Mostra itinerante

Democratizando o acesso ao cinema, a Mostra Itinerante “Luiz Custódio de Cinema” leva exibições para espaços sociais como o Hospital e Maternidade Alice de Almeida, o Abrigo de Idosos Rosália Paulino e o CDSA/UFCG – Campus Sumé, aproximando a comunidade da sétima arte.

Sessões competitivas

De quinta a sábado (11, 12 e 13), a Praça José Américo recebe as mostras competitivas, que reúnem produções paraibanas e nacionais:
• Mostra Paraíba, com filmes de Campina Grande, Sousa, Patos, Aparecida, Sumé, Alagoa Grande e Pilar.
• Mostra Brasil, com obras do Amazonas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Pernambuco e Distrito Federal.
• Mostra Cariri Céu de Poesia, que encerra a programação no sábado, reunindo ficções, documentários e animações que abordam temáticas sociais, ambientais e culturais.

Cultura e encontros

Além das telas, a Mostra valoriza a cultura caririzeira com apresentações da Banda de Pífanos do Pio X, da Orquestra Sanfônica do Cariri, de poetas repentistas, além da exposição “Sumé e seus Talentos”, que reúne artesanato, xilogravura, fotografia, pintura, escultura, música e poesia.

Na manhã do sábado (13), no Sumé Shopping, acontece o Encontro de Realizadores e Realizadoras de Mostras e Festivais de Cinema, com foco na articulação de políticas públicas e fortalecimento das redes culturais.

O encerramento será marcado pela premiação dos vencedores, incluindo o Prêmio Vladimir Carvalho de Melhor Filme da Mostra Cariri Céu de Poesia, além da apresentação dos resultados da Oficina Jovem Cineasta e show de Adilson Trovão e Forró do Candeeiro.

Idealizada pela cineasta sumeense Ana Célia Gomes, a V Mostra Sumé de Cinema é realizada com apoio da Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento é um convite para viver o cinema como arte, memória, formação e encontro.

Ascom

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura Municipal de Serra Branca está com inscrições abertas para novos cursos profissionalizantes destinados à qualificação da população. A iniciativa é realizada pelas Secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Apolitec Cursos.

As aulas serão presenciais e acontecerão aos sábados, com início previsto para 29 de agosto. Estão disponíveis cursos de Cuidador de Idosos e Infantil, Auxiliar de Farmácia, Atendente de Hospitais e Clínicas, Auxiliar de Creche e Educação Infantil, Operador de Caixa, Agente de Saúde, Auxiliar Administrativo e Socorrista (APH).

Inscrições

As inscrições acontecem na Secretaria de Assistência Social, das 8h às 13h, no período de 24 a 28 de agosto. Para se inscrever, é necessário apresentar RG ou CPF e 1 kg de alimento não perecível.

O participante deverá ao longo do curso pagar apenas R$ 10 pela apostila e R$ 50 pelo certificado. Os cursos são destinados a pessoas de 13 a 65 anos, independentemente da escolaridade. As vagas são limitadas.

Os horários são:

  • 8h às 10h: Cuidador de Idosos e Infantil e Auxiliar de Farmácia;
  • 10h às 12h: Atendente de Hospitais e Clínicas e Auxiliar de Creche e Educação Infantil;
  • 13h às 15h: Operador de Caixa e Agente de Saúde;
  • 15h às 17h: Auxiliar Administrativo e Socorrista (APH).

Mais informações e dúvidas sobre os curos podem ser obtidas e tiradas pelo WhatsApp (81) 9 8111-0925 ou na sede da Secretaria de Assistência Social.

A iniciativa da Prefeitura de Serra Branca em parceria com a Apolitec Cursos busca ampliar o acesso à qualificação profissional e criar novas oportunidades para quem deseja ingressar ou se destacar no mercado de trabalho.

DE OLHO NO CARIRI