UEPB adia retorno das aulas presenciais no Campus I, em Campina Grande

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) anunciou, nesta sexta-feira (11), um novo adiamento no retorno das atividades presenciais na Central de Aulas do Campus I, em Campina Grande. A decisão ocorre após o homicídio de um dos sócios de uma copiadora instalada na Central Acadêmica Paulo Freire (CAPF), ocorrido na última quinta-feira (3).

Inicialmente, o retorno estava previsto para a próxima segunda-feira (14), mas, segundo a reitora Célia Regina Diniz, será necessário mais tempo para implementação de medidas de segurança no campus. Com isso, as aulas presenciais na CAPF foram remarcadas para o dia 28 de abril.

A decisão foi tomada durante uma reunião convocada pela Reitoria da UEPB, realizada na manhã desta sexta-feira (11), na sala 206 do bloco C do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). Participaram do encontro representantes da PROINFRA, PROAD, PROPLAN, PROGRAD, PROEST, da Coordenadoria das Bibliotecas, direções de centros e chefias de departamentos do Campus I.

Como medida imediata, a universidade irá implementar um projeto piloto de segurança na CAPF. O plano inclui o controle de acesso por meio de agentes de portaria e vigilância nas duas entradas do prédio, com o uso de detectores de metais. O objetivo é garantir maior segurança a professores, estudantes e técnicos administrativos a partir do retorno das atividades no dia 28.

Mais PB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Santo André divulgou, na noite desta segunda-feira (24), informações sobre o acidente envolvendo um ônibus responsável pelo transporte de estudantes do turno integral do município para Campina Grande.

O acidente aconteceu na BR-230, no trecho entre os municípios de Soledade e Juazeirinho, durante o retorno dos estudantes para Santo André. De acordo com informações repassadas pelo motorista do veículo, identificado como Lucivânio, o acidente teria ocorrido após o condutor desviar de um animal que estava na pista, provocando a perda de controle do ônibus.

Ao todo, o veículo transportava 13 estudantes. Sete deles precisaram de atendimento médico. Cinco estudantes foram encaminhados para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, enquanto outros dois receberam atendimento no Hospital de Juazeirinho.

Segundo o prefeito Edglei Amorim, que esteve no local e acompanhou a ocorrência, assim que a Prefeitura tomou conhecimento do acidente, equipes foram mobilizadas e veículos disponibilizados para prestar assistência aos estudantes e seus familiares.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Rodrigo Camilo, está em Campina Grande acompanhando a situação clínica dos estudantes. A Prefeitura informou que toda a estrutura de saúde do município foi colocada à disposição para garantir o suporte necessário às vítimas e às famílias.

Ainda conforme a gestão municipal, o ônibus envolvido no acidente estava devidamente vistoriado e com a documentação regular. O veículo havia passado por vistoria no mês de março e sido aprovado, tendo a próxima inspeção prevista para setembro, seguindo o calendário estabelecido.

Após o acidente, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local, realizaram os procedimentos necessários, coletaram informações e submeteram o motorista ao teste do bafômetro. O resultado foi negativo para o consumo de álcool.

O ônibus deverá ser removido nesta terça-feira (25), com acompanhamento da PRF, para a realização dos procedimentos e registros necessários.

A Prefeitura de Santo André informou que continuará acompanhando o caso, prestando assistência aos estudantes e familiares e divulgando novas informações sobre o estado de saúde dos envolvidos.