Dez leitos e três ventiladores pulmonares do Hospital de Taperoá serão realocados para garantir o atendimento de pessoas diagnosticadas com coronavírus em outras regiões da Paraíba. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que explicou que os leitos devem ir para o Hospital de Trauma de Campina Grande, na ala específica para combater a Covid-19, e os respiradores devem ir para o Hospital Solidário, que está sendo construído no estacionamento do Hospital Metropolitano de Santa Rita.
De acordo com a SES, a decisão foi tomada para antecipar uma provável demanda de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermarias para os casos da Covid-19. Os equipamentos foram retirados da cidade porque não estavam ocorrendo cirurgias eletivas, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
A SES assegura que o atendimento à população do município na unidade hospitalar não sofrerá nenhum tipo de prejuízo, pois a equipe de profissionais mantém o compromisso de prestar um atendimento qualificado a todos os cidadãos. Além disso, todos os equipamentos emprestados irão retornar ao Hospital de Taperoá tão logo a pandemia de coronavírus seja superada no Brasil e na Paraíba.
Veja os hospitais de referência para atendimento do coronavírus na Paraíba:
- Hospital Clementino Fraga (João Pessoa)
- Hospital Santa Izabel (João Pessoa)
- Hospital Municipal do Valentina (João Pessoa)
- Hospital Pedro I (Campina Grande)
- Hospital de Emergência e Trauma Dom Luís Gonzaga Fernandes (Campina Grande)
- Hospitais Regionais de Cajazeiras, Pombal, Regional de Patos e o Infantil Noaldo Leite (em Patos)
A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza quatro números para plantão de dúvidas da Vigilância em Saúde e Hospital Clementino Fraga, cujo atendimento é realizado por especialista da área (99146-9790; 99146-9250; 99147-0810 e 98823-6186).
De Olho no Cariri
G1 PB – Foto: Francisco França/Secom-PB