Rubacão pode se tornar patrimônio da Paraíba com proposta da vereadora Eliza Virgínia: “enaltecer cultura gastronômica”

O Rubacão pode se tornar patrimônio cultural imaterial da Paraíba, com uma proposta da Vereadora de João Pessoa, Eliza Virgínia.

Em entrevista concedida nesta quarta-feira (23) a uma emissora de rádio da capital, a vereadora explicou que João Pessoa e a Paraíba não possuem legislação oficial que apontem qual a comida típica do Estado.

“Os restaurantes estão bombando da nossa capital, cada vez mais aumentando e pensei que não temos nada oficialmente dizendo que temos uma comida típica e quando você fala de pão de queijo você lembra de Minas Gerais, Acarajé, Bahia, churrasco a gente lembra logo do Rio Grande do Sul. Nosso turismo está bombando, nós estamos aqui com a orla lotada de novos hotéis que estão terminando ou construindo, mas a gente precisava também de enaltecer a cultura gastronômica da nossa cidade e do nosso Estado”, explicou a vereadora.

Segundo Eliza Virgínia, a ideia surgiu após consultar cozinheiros que classificam o Rubacão como comida típica da Paraíba. Ela destacou que é necessário enaltecer a cultura gastronômica do Estado.

“Pesquisando, escutei alguns renomados cozinheiros dizendo ‘hoje nós vamos fazer uma comida típica chamada Rubacão, lá da Paraíba’. Daí veio essa ideia de formatar isso, usar algumas legislações com as comidas típicas de seus municípios ou seus estados e aqui não tem. Mas além disso temos que fomentar e fazer uma campanha, para que essa comida típica seja realmente reconhecida e explorar esse lado da nossa gastronomia”, destacou Eliza.

De acordo com a vereadora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o projeto pode realizar uma enquete popular para decidir entre o Rubacão, cuscuz ou até o bode.

“A gente poderia fazer até uma enquete, com a Abrasel [Associação Brasileira de Bares e Restaurantes], para perguntar qual a comida típica da Paraíba, o que se pede mais, o que se lembra de comida quando a gente fala de Paraíba. Pensei no cuscuz, tem o Rubacão, o bode, de Cabaceiras. Queremos que o Rubacão vire patrimônio cultural da Paraíba como comida típica, porém ainda estou segurando o projeto para formatar de uma maneira que as pessoas participem, vou solicitar à Abrasel que faça uma enquete para dizer: é o cuscuz ou Rubacão?”, afirmou a vereadora.

A vereadora apresentou a proposta nesta terça-feira (22), durante uma sessão na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

O Rubacão é considerado prato típico da Paraíba. O prato leva ingredientes como arroz, carne de sol, feijão-de-corda ou feijão-verde.

Com ClickPB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura Municipal de Livramento, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na última sexta-feira (4), um importante momento de formação, reflexão e diálogo sobre inclusão, reunindo profissionais da educação e famílias de alunos atípicos do município.

Com o tema “Escola e Inclusão: uma conexão necessária”, o encontro foi conduzido pela professora Ana Sobreira, psicopedagoga, neuropsicopedagoga, especialista em Saúde Mental, mestra em Educação e graduanda em Psicologia, que compartilhou conhecimentos e estratégias voltadas ao fortalecimento das práticas inclusivas no ambiente escolar.

Durante a manhã, o momento foi destinado aos professores das redes municipal e estadual de ensino e aos profissionais de apoio. Foram abordados temas relacionados à neurociência, psicologia cognitiva e inclusão, com reflexões sobre o desenvolvimento e as potencialidades dos alunos neurodivergentes.

Um dos pontos de destaque foi a importância da saúde mental dos educadores. Por meio de dinâmicas e atividades de interação, foram proporcionados momentos de descontração, reflexão e escuta, ressaltando que aqueles que cuidam e ensinam também precisam ser cuidados. A proposta foi fortalecer o olhar dos profissionais para suas próprias emoções e, ao mesmo tempo, para os desafios e potencialidades presentes no processo de inclusão.

No período da tarde, o encontro foi dedicado às famílias de alunos atípicos, proporcionando um espaço de acolhimento, escuta, orientação e troca de experiências. Pais, mães e responsáveis puderam compartilhar sentimentos, vivências e desafios relacionados ao processo de inclusão, fortalecendo a parceria entre família e escola.

Conduzido por Ana Sobreira, o momento possibilitou uma reflexão coletiva sobre a importância de compreender as necessidades de cada criança e valorizar suas potencialidades, contribuindo para a construção de uma aprendizagem cada vez mais significativa e inclusiva.

A equipe gestora da Educação Municipal destaca que Livramento vem avançando na construção de uma educação inclusiva, com ações desenvolvidas ao longo dos anos e o fortalecimento das políticas e práticas voltadas aos estudantes atípicos.

O encontro foi marcado pela conexão entre gestão, profissionais da educação e famílias, reafirmando que a inclusão é um compromisso coletivo e que a união entre escola e família é fundamental para garantir o desenvolvimento, a aprendizagem e a participação de todas as crianças.