O resultado da análise de amostras de água coletadas do Açude Velho, cartão-postal de Campina Grande que registrou a aparição de milhares de peixes mortos, deve ser divulgado em até 10 dias pelo Núcleo de Laboratório Forense do Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC-PB). O trabalho para retirada de peixes mortos segue acontecendo no local desde o último domingo (11).
De acordo com Juliana Holanda, superintendente do IPC em Campina Grande, as amostras da água foram coletadas na última segunda-feira (12) e encaminhadas ao laboratório para análise. Foram retiradas amostras de três pontos do açude: da parte do meio, das margens (onde uma grande quantidade de peixes mortos ficou concentrada), e num local com maior profundidade.
O trabalho de análise já teve início no laboratório do IPC. O órgão tem um prazo de 10 dias, conforme o código de processo penal, para divulgar o resultado que deve apontar as causas da mortandade dos peixes.
A superintendente do IPC também informou que as propriedades físicas, químicas e microbiológicas da água serão examinadas considerando “certos parâmetros de controle de qualidade”.
O prazo de 10 dias para divulgação do resultado pode ser prorrogado caso haja necessidade, considerando a complexidade do caso.
De Olho no Cariri
Com G1 Paraíba












