Recursos extras para combate à pandemia não devem ser computados como despesas próprias do município, alerta TCE

Os recursos a mais que estão sendo enviados para as prefeituras para combate à pandemia contra Covid-19 não devem ser computados como despesas próprias do município. O alerta foi feito, nesta segunda-feira (10), pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), conselheiro Fernando Catão.  O órgão acompanha as despesas das prefeituras e do Governo do Estado.

“Esses recursos extras que estão vindo para as ações de combate a pandemia não poderão ser computados como despesa própria do município em saúde porque esses recursos são extras. A constituição diz que a aplicação dos mínimos constitucionais em saúde e educação são oriundos de impostos e transferências constitucionais obrigatórias. E no caso aí não são transferências dessas características”, frisou.

Ainda de acordo com Fernando Catão, no caso da educação, despesas que não aconteceram, que não atingiram os índices, serão analisadas. “As despesas que não aconteceram como nós vamos resolver isso. Esse é um assunto do âmbito nacional”, afirmou, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, destacando que um dos conselheiros está estudando o assunto e que os Tribunais de Contas nacionais terão um único entendimento a respeito do assunto. No exercício de 2020, os gastos com educação e saúde praticamente continuaram os mesmos.

Click PB

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Polícia Civil da Paraíba deflagrou uma operação de combate ao tráfico de drogas no município de São João do Cariri, no Cariri paraibano. A ação resultou na prisão em flagrante de um suspeito e na apreensão de materiais que, segundo a polícia, estariam relacionados à comercialização de entorpecentes.

Durante a abordagem e as diligências realizadas no local, os policiais apreenderam drogas, dinheiro, uma balança de precisão, munições e uma grande quantidade de embalagens que seriam utilizadas para acondicionar e comercializar os entorpecentes.

De acordo com a Polícia Civil, o conjunto de materiais encontrados reforça as suspeitas de que o local era utilizado para a prática do tráfico de drogas. A operação faz parte das ações de enfrentamento à criminalidade desenvolvidas pelas forças de segurança no município e na região.

As investigações devem continuar com o objetivo de identificar possíveis integrantes e ramificações do grupo criminoso, inclusive em cidades vizinhas. A Polícia Civil também reforça a importância da participação da população por meio de denúncias anônimas, que podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia 197.

O suspeito preso durante a operação foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Após os procedimentos legais, ele permanece à disposição da Justiça e deverá passar por audiência de custódia.

A Polícia Civil ressalta que as investigações seguem em andamento para esclarecer a extensão das atividades criminosas e identificar outros possíveis envolvidos.

De Olho no Cariri