João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa serão as cidades da Paraíba que vão receber as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o “Enem dos concursos”. A lista de todos os municípios que terão aplicação das provas foi divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
As provas acontecerão em março de 2024, e os editais completos estarão prontos em 20 de dezembro. Dos municípios selecionados, 39 cidades estão na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 no Sul.
De acordo com o ministério, a seleção foi feita a partir dos seguintes critérios: tamanho da população (mais de 100 mil habitantes), raio de influência na região e facilidade de acesso. Caso o município não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, os exames serão aplicados em cidades próximas.
“Fica mais fácil e mais barato para as pessoas fazerem a prova perto de suas casas. Além disso, pagando apenas uma inscrição os candidatos concorrem a vagas de vários órgãos públicos”, ressaltou o secretário de Gestão de Pessoas do ministério, José Celso Cardoso, em publicação da pasta.
Conhecido como Enem dos concursos, o primeiro concurso público unificado visa preencher 6.640 vagas para servidores federais e será aplicado pela Fundação Cesgranrio.
Veja a distribuição por regiões:
Região Norte – 39 municípios
– dois no Acre;
– nove no Amazonas;
– três no Amapá;
– 16 no Pará;
– quatro em Rondônia;
– dois em Roraima;
– três no Tocantins.
Região Nordeste – 54 municípios
– dois em Alagoas;
– 16 na Bahia;
– seis no Ceará;
– nove no Maranhão;
– quatro na Paraíba;
– cinco em Pernambuco;
– sete no Piauí;
– três no Rio Grande do Norte;
– dois em Sergipe.
Região Centro-Oeste – 20 municípios
– oito em Goiás;
– quatro em Mato Grosso do Sul;
– sete em Mato Grosso;
– um no Distrito Federal.
Região Sudeste – 44 municípios
– quatro no Espírito Santo;
– 24 em Minas Gerais;
– quatro no Rio de Janeiro;
– 12 em São Paulo.
Região Sul – 23 municípios
– oito no Paraná;
– nove no Rio Grande do Sul;
– seis em Santa Catarina.
Agência Brasil