Vacinação contra a dengue é ampliada para todos os municípios da Paraíba

A vacinação contra a dengue começa na próxima segunda-feira (9), em todos os 223 municípios da Paraíba. Até então, a imunização era feita em 24 cidades, selecionados a partir de critérios epidemiológicos, como municípios de grande porte, com alta transmissão da doença e maior número de casos.

Inicialmente, o imunizante será destinado a crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos, conforme determinado pelo Ministério da Saúde.

Para esta etapa da vacinação, a Paraíba recebeu 69.973 doses – a distribuição dos imunizantes aos municípios, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), será concluída nesta sexta-feira (6).

Segundo a Chefe do Núcleo Estadual de Imunizações (NEI) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Fernandes, a meta é alcançar 90% do público-alvo.

Prevenção deve continuar

A SES reforça que a vacinação não substitui as medidas individuais e coletivas de prevenção da dengue, como a eliminação de focos de água parada e o cuidado com os ambientes domiciliares e comunitários. A nova estratégia representa um avanço importante na proteção da população paraibana e integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento do enfrentamento às arboviroses no estado.

De Olho no Cariri

Com Portal Correio

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira mais uma Feira de Saúde na zona rural. A ação aconteceu na Unidade Âncora de Saúde da comunidade Riacho da Roça e reuniu moradores da localidade e de comunidades vizinhas.

Ao todo, 153 atendimentos foram realizados durante a programação, que concentrou diferentes serviços de saúde em um único local. Os moradores tiveram acesso a consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico por meio da unidade móvel, vacinação, marcação de consultas, emissão e atualização do Cartão SUS, coleta para exames laboratoriais, fisioterapia e regulação de exames.

A Farmácia também esteve presente durante a ação. Com isso, os pacientes que receberam prescrição e tinham o medicamento disponível puderam sair do atendimento já com o remédio em mãos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Niedja Rodrigues, a Feira de Saúde permite levar para as comunidades serviços que normalmente exigiriam o deslocamento dos moradores para a cidade.

“Na feira de hoje, fizemos questão de trazer mais serviços. Tivemos dois médicos, laboratório, farmácia, fisioterapia e regulação de exames, para que o usuário possa sair daqui com o exame regulado e, quando necessário, com o medicamento em mãos”, explicou.

A Unidade Âncora do Riacho da Roça já funciona regularmente a cada 15 dias, com atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além da atuação de técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesta sexta-feira, a estrutura foi ampliada com a presença de outros profissionais e serviços.

O atendimento odontológico também terá continuidade. A unidade móvel permanecerá na região por mais uma semana, permitindo que outros moradores tenham acesso ao serviço.

O prefeito de Sumé, Manezinho Lourenço, acompanhou a programação e destacou a importância de levar os atendimentos para mais perto das comunidades rurais.

“A gente sabe da dificuldade de quem mora na zona rural para se deslocar em busca de atendimento. Por isso, é importante trazer os serviços para perto dessas pessoas e garantir que elas tenham acesso ao atendimento de que precisam”, afirmou.

Além dos serviços de saúde, 30 crianças receberam kits escolares por meio do programa Criança na Escola.

A Feira de Saúde já passou pelo Assentamento Mandacaru e pelo Sítio Santo Agostinho. A próxima edição está programada para o dia 11 de setembro, na comunidade do Sítio Jurema.

Também acompanharam a ação o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, Vicente Lourenço, e o vereador Damião Rildo.

De Olho no Cariri

Ascom – Prefeitura de Sumé