Programa de inseminação artificial em bovinos vai auxiliar produtores rurais no município de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria de Serviços Rurais, está se preparando para iniciar o trabalho de inseminação artificial no rebanho bovino dos criadores do município.

É mais uma iniciativa realizada na atual gestão que busca incentivar o trabalho do homem do campo. Já se encontram no município todos os materiais necessários para que o trabalho seja iniciado já nas próximas semanas.

Botijão criogênico com a finalidade de armazenar e conservar os sêmens, doses de sêmens que serão utilizadas na inseminação, descongelador do referido material genético, medicação reprodutiva e todos os utensílios essenciais para aplicação nos animais já foram adquiridos.

O engenheiro agrônomo Mateus Batista explicou como será desenvolvido esse trabalho. “Foram adquiridas 200 doses de sêmen da raça holandês, 100 doses da raça girolando – ambas com finalidade para produção de leite, e mais 100 doses de sêmen da raça nelore mocho – com finalidade para produção de carne. Desse modo, totalizando 400 doses que, nesse primeiro momento, vai atender tranquilamente os produtores do município”, falou.

“O trabalho se desenvolve em algumas etapas. O primeiro passo é visitar os currais para que uma ultrassom seja realizada nas vacas com o intuito de identificar alguma gestação. A partir disso, é feito a aplicação de hormônios, e alguns dias depois, finalmente, o sêmen é aplicado”, concluiu o engenheiro.

O prefeito André Gomes comentou a importância de mais essa ação para o município. “É um benefício de baixo custo e ao mesmo tempo o produtor aprende a detectar cios, cuidar melhor da dieta e saúde de seus animais, mantendo seu rebanho em alto nível, descartando a possibilidade de ter que manter um reprodutor no pasto, gerando gasto e desconforto na propriedade. O serviço possibilita uma redução de custos na propriedade, já que não é necessário manter um touro para reprodução e ao mesmo tempo possibilita uma melhora da qualidade do rebanho”, disse.

O material genético adquirido pelo município é oriundo dos melhores touros reprodutores do país. O que, futuramente, trará excelentes frutos para o rebanho do município. A perspectiva é que em dois anos já tenham animais puros nascidos a partir desse processo de inseminação. Com isso, o município de Boa Vista poderá voltar a ser referência estadual na produção de leite e carne bovina.

Ascom PMBV

Por: KLEBSON WANDERLEY em 3 de agosto de 2020

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!