Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro inaugura “Sala Lilás” pioneira no Cariri

A Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro realizou, no último dia 08, a solenidade de inauguração da “Sala Lilás”, pioneira no Cariri, que funcionará dentro da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. O evento contou com a presença da prefeita Adalcy Freitas, Vice-prefeito Paulo Feitosa, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e moradores da cidade, que celebraram esse importante avanço nas políticas públicas voltadas à equidade de gênero e ao respeito à diversidade.

A Sala Lilás é um espaço principalmente de acolhimento e atendimento de mulheres que estão passando por qualquer tipo de violência doméstica. A Sala conta com Assistente Social e Advogada, para orientação e defesa dessas mulheres. Configura-se principalmente por ser um espaço sigiloso, desprovido de qualquer preconceito e com uma equipe formada exclusivamente por mulheres.

Durante a cerimônia, a prefeita Adalcy Freitas, destacou a importância da iniciativa: “A criação e estruturação dessa secretaria é um passo fundamental para garantirmos voz, vez e dignidade às mulheres umbuzeirenses e às diversas expressões humanas que compõem nossa sociedade. Estamos construindo uma cidade mais justa e igualitária.”

A secretária da pasta recém-inaugurada agradeceu o apoio da gestão e reafirmou o compromisso com uma atuação próxima da população: “Com a característica de um governo comprometido com as mulheres do município, a secretaria pioneira no Cariri, garantirá o planejamento e execução de políticas públicas voltadas para mulheres. Assim, ressaltamos o compromisso da gestão com a representatividade.” Disse a secretária Edna Mércia.

A inauguração foi marcada por apresentações culturais, homenagens e falas emocionadas, simbolizando um novo capítulo na luta por direitos e respeito em São Sebastião do Umbuzeiro.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)  liberou a candidatura de Daniella Ribeiro (PP) como primeira suplente de Nabor Wanderley (Republicanos). O TRE negou a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, movida pelo Ministério Público Eleitoral. A decisão foi por unanimidade.

A ação indagava  presença de Daniella na chapa por ela ser a mãe do governador Lucas Ribeiro (PP), que é candidato à reeleição do governo do estado. O MPE (Ministério Público Eleitoral) que apresentou o pedido de impugnação, afirmava que a regra de inelegibilidade prevista no artigo 14, parágrafo 7º, da Constituição Federal atingia a senadora, que deixou de concorrer à renovação do seu mandato para disputar uma vaga de suplência.

Desde o ano passado que Daniella declarava abrir mão da disputa pela reeleição após a confirmação da candidatura do filho ao Governo do Estado, no entanto, afirmou ter repensado diante o convite e que a decisão tem haver com o projeto político para a Paraíba.

“Eu abri mão da possibilidade de um mandato de reeleição. Todo mundo sabe disso. Mas se fosse apenas por ser meu filho e não tivesse história, e se não fosse um governo e um grupo que vêm fazendo a diferença na Paraíba, certamente eu não teria aberto mão”, disse.

A parlamentar rebateu subjeções acerca de a suplência ser rebaixamento político ao lembrar que a decisão de grupo prevalece e de que suas bandeiras voltadas à defesa da mulher serão mantidas, bem como de sua trajetória como a primeira mulher eleita senadora pela Paraíba e a primeira mulher a ocupar a Primeira-Secretaria do Senado Federal.

Com ClickPB