Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro inaugura “Sala Lilás” pioneira no Cariri

A Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro realizou, no último dia 08, a solenidade de inauguração da “Sala Lilás”, pioneira no Cariri, que funcionará dentro da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. O evento contou com a presença da prefeita Adalcy Freitas, Vice-prefeito Paulo Feitosa, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e moradores da cidade, que celebraram esse importante avanço nas políticas públicas voltadas à equidade de gênero e ao respeito à diversidade.

A Sala Lilás é um espaço principalmente de acolhimento e atendimento de mulheres que estão passando por qualquer tipo de violência doméstica. A Sala conta com Assistente Social e Advogada, para orientação e defesa dessas mulheres. Configura-se principalmente por ser um espaço sigiloso, desprovido de qualquer preconceito e com uma equipe formada exclusivamente por mulheres.

Durante a cerimônia, a prefeita Adalcy Freitas, destacou a importância da iniciativa: “A criação e estruturação dessa secretaria é um passo fundamental para garantirmos voz, vez e dignidade às mulheres umbuzeirenses e às diversas expressões humanas que compõem nossa sociedade. Estamos construindo uma cidade mais justa e igualitária.”

A secretária da pasta recém-inaugurada agradeceu o apoio da gestão e reafirmou o compromisso com uma atuação próxima da população: “Com a característica de um governo comprometido com as mulheres do município, a secretaria pioneira no Cariri, garantirá o planejamento e execução de políticas públicas voltadas para mulheres. Assim, ressaltamos o compromisso da gestão com a representatividade.” Disse a secretária Edna Mércia.

A inauguração foi marcada por apresentações culturais, homenagens e falas emocionadas, simbolizando um novo capítulo na luta por direitos e respeito em São Sebastião do Umbuzeiro.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

O projeto “O Mágico de Oz na Escola do Campo: uma leitura em três atos”, desenvolvido em Boa Vista, conquistou o 1º lugar na 3ª Gerência Regional de Educação e foi apresentado durante o III Seminário de Boas Práticas – Territórios que Alfabetizam, promovido no âmbito do programa Alfabetiza Mais Paraíba, do Governo do Estado.

A iniciativa foi idealizada pela professora Albaneide, com a participação dos alunos do 4º ano da Escola Municipal Severino Tavares da Silva, localizada na comunidade Cacimba Nova. Inspirado na obra O Mágico de Oz, o projeto utilizou a literatura como ferramenta para estimular a leitura, a escuta, a inclusão e o desenvolvimento das práticas pedagógicas.

A proposta envolveu estudantes, equipe escolar, pais, Secretaria Municipal de Educação e gestão municipal, fortalecendo a participação da comunidade no processo de aprendizagem e demonstrando a importância de estratégias educativas que aproximam o conhecimento da realidade dos alunos.

De Olho no Cariri