Prefeitura de Santo André intensifica ações do Outubro Rosa e realiza 130 exames em um único dia

A Prefeitura de Santo André, no Cariri paraibano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue promovendo ações voltadas à prevenção e ao cuidado com a saúde da mulher durante a campanha Outubro Rosa. Na manhã desta segunda-feira (12), o município realizou 130 exames, sendo 80 mamografias e 50 exames citológicos, ampliando o acesso das mulheres aos serviços de saúde preventiva.

A mobilização contou com a presença da carreta de mamografias, que, segundo a gestão municipal, visita Santo André anualmente, facilitando o acesso ao exame de rastreamento do câncer de mama. Já os exames citológicos foram realizados pelas enfermeiras Lourdes e Inês, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Rodrigo Camilo, acompanhou de perto os atendimentos e destacou a importância da iniciativa para a população feminina. Ele também ressaltou o empenho dos profissionais da Secretaria de Saúde e dos agentes comunitários, que atuaram na mobilização e organização dos atendimentos.

A campanha Outubro Rosa busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos, da realização de exames conforme orientação dos profissionais de saúde e do diagnóstico precoce.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Santo André reforça as atividades de atenção à saúde da mulher, levando serviços preventivos à população e incentivando o cuidado contínuo com a saúde.

De Olho no Cariri

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Jornalista Jacqueline Oliveira revisitou o túmulo do pequeno Éverton, assassinado em 2015 em um caso que provocou revolta e comoção em toda a região.

Uma história marcada pela crueldade, pela dor e pela indignação voltou a despertar emoção no Cariri paraibano. Onze anos após o assassinato do pequeno Éverton, de apenas 5 anos, no município de Sumé, a jornalista Jacqueline Oliveira produziu um vídeo emocionante ao visitar o local onde a criança foi sepultada.

O crime, ocorrido em outubro de 2015, chocou toda a Paraíba pela brutalidade. Na época, investigações da Polícia Civil apontaram o envolvimento de pessoas próximas à vítima, incluindo a própria mãe, o padrasto e outros suspeitos. Um homem conhecido como Pai Etin chegou a ser preso e, segundo a polícia, apresentou um relato sobre as circunstâncias do assassinato, que teria ocorrido durante um suposto ritual.

A repercussão do caso provocou forte comoção popular e deixou marcas profundas na memória dos moradores de Sumé e de toda a região.

Agora, mais de uma década depois, Jacqueline Oliveira resgata essa história ao mostrar a sepultura do menino, em uma narrativa que mistura saudade, indignação e reflexão sobre a violência contra crianças.

O vídeo também reforça a necessidade de proteger a infância e de manter viva a responsabilidade coletiva de combater qualquer forma de violência.

Onze anos se passaram, mas a história de Éverton continua sendo uma ferida na memória do Cariri. Uma criança que teve a vida interrompida de maneira cruel e cuja lembrança jamais deve ser esquecida.

De Olho no Cariri