Prefeito de Sumé encaminha projeto de lei que estende licença maternidade para 180 dias

Visando melhorar cada vez mais as condições de trabalho dos servidores municipais, o prefeito do município de Sumé, Éden Duarte, protocolou nesta segunda-feira (03/12), na Câmara Municipal, Projeto de Lei Complementar que estende de 120 para 180 dias a Licença Maternidade das servidoras municipais.

O projeto de número 36/2018, altera a Lei Complementar nº 24/2013 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município), que hoje concede licença às gestantes e adotantes por 120 dias. Com a aprovação do Projeto de Lei, as servidoras gestantes e adotantes do município adquirem o direito de dedicarem os cuidados necessários aos seus filhos recém-nascidos por mais 60 dias.

A licença da gestante tem como alicerce o direito fundamental, consagrado no Art. 7º, inciso XVIII, da Constituição Federal, asseverando que terá duração de 120 dias. Esta regra não é proibitiva de aumento proporcional do período de licença em relação aos meses depois do parto, antecipado ou não.

A cobertura à licença maternidade para as servidoras da administração sumeense é feita pelo IPAMS/INSS e a mesma é assegurada pelo período de 120 dias. Visando estender o benefício para 180 dias, o prefeito Éden assegurou que a administração sumeense irá cobrir/completar os 60 dias não cobertos pelo IPAMS/INSS.

“Há um bom tempo pensávamos encaminhar este projeto à Câmara Municipal. Acredito que o mesmo será aprovado por unanimidade por todos os vereadores que compõem a Casa Cícero Soares. Afinal, é um projeto mais do que justo, que vem contemplar significativamente os anseios das servidoras gestantes e adotantes da administração municipal”, declarou o prefeito Éden.

“Antes de apresentar a propositura à Câmara, tive que fazer um estudo para saber o impacto que o referido projeto poderia causar aos cofres públicos, o que me levou a concluir que os benefícios a serem implantados para as servidoras são bem maiores que a contrapartida da administração para cobrir a ampliação da licença”, destacou o prefeito.

O Projeto de Lei agora segue em tramitação na Câmara. Após apreciação e aprovação dos vereadores, o projeto vai para homologação e sanção do prefeito. O vereador presidente da Câmara Municipal, José Antônio Fernandes, que no passado, foi também um dos idealizadores da propositura, evidenciou a iniciativa do prefeito.

“Louvável a atitude do prefeito Éden. Projeto mais do que merecido para as servidoras sumeenses. Com certeza, a Casa Cícero Soares dará celeridade à apreciação”, adiantou Zé Antônio.

Com Ascom PMS

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Na manhã desta sexta-feira (16), policiais militares do 18º BPM atenderam duas ocorrências de violência doméstica no município de Caturité, Cariri paraibano.

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 3h30, no Sítio Bela Vista, onde uma mulher relatou ter sido agredida pelo companheiro com golpes de pincel na região do pescoço, além de sofrer constantes ameaças de morte. O suspeito foi localizado com marcas de agressão, recebeu atendimento médico e, posteriormente, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

A segunda ocorrência aconteceu por volta das 8h30, no Sítio Curralinho, onde outra mulher relatou ter sido agredida pelo companheiro, apresentando escoriações nos braços. Ela também informou que já havia sofrido agressões anteriores. O suspeito foi contido pela guarnição e conduzido à Delegacia.

Nos dois casos, os envolvidos foram apresentados à autoridade policial para a adoção das medidas cabíveis.

Com informações do 18ºBPM