Pesquisas arqueológicas irão resgatar a história de Caraúbas e de seus primeiros habitantes

Novas descobertas e achados históricos no município de Caraúbas mostram o quanto ainda temos a explorar turisticamente. Na última quarta-feira, dia 15/7, o prefeito Silvano Dudu fez questão de acompanhar a equipe do professor Juvandi de Souza do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB, a uma das comunidades rurais do município.

Acompanharam as investigações o secretário do Planejamento, da Comunicação Institucional e Gestão, jornalista Eduardo Belo, o pesquisador da Universidade, Dennis Motta e assessores da SEPLACOM, visando realizar uma prospecção do material encontrado nessas localidades e que após autorizado servirão para compor o acervo do futuro Museu Histórico que a Secretaria do Turismo, da Cultura e do Desporto pretende montar.

De acordo com o pesquisador Dennis Motta, em uma das comunidades visitadas percebe-se a presença do homem primitivo ter passado por Caraúbas. Em uma das peças encontradas aqui percebemos que em um desses objetos os índios utilizaram para amolar machados ou produzir seus instrumentos. Infelizmente, ainda não podemos retirar esse material deste local, pois, somente com a devida autorização do IPHAN é que poderemos realizar um estudo de prospecção mais detalhado do material encontrado, disse ele.

O professor Juvandi de Souza relatou que além dessas peças vários outros objetos puderam ser encontrados. Acredito que aqui neste lugar deve ter funcionado um bivaque, ou seja, um acampamento temporário ou até mesmo permanente pela grande quantidade de material paleontológico e histórico encontrado. Localizamos faiança, fragmentos de metais, ferro, vidros e um moinho, disse ele.

A partir desse estudo se iniciará o processo de catalogação das peças e artefatos encontrados que comporão o acervo do Museu Histórico do município de Caraúbas.

Segundo o secretário do Planejamento, jornalista Eduardo Belo, a partir desse trabalho minucioso, cauteloso estaremos dando inicio a uma das mais ousadas experiências da atual gestão. Vamos resgatar uma história perdida ou que deixou de ser contada a várias gerações que já se foram. Uma cidade turística precisa ter algo a contar e tenho certeza que Caraúbas tem muita coisa ainda pra mostrar, finalizou ele.

Seplacom

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print