Parceria com o governo do Estado: Centro de Referência de Artesanato de Monteiro deverá ser entregue em breve

A prefeita Anna Lorena segue em ritmo acelerado, fiscalizando a execução de diversas obras e ações, acompanhando de perto o fruto das parcerias que ela obteve durante a sua primeira gestão.

Uma destas parcerias culminou para a implantação em Monteiro do Centro de Referência de Artesanato que irá funcionar no prédio da antiga “Farmácia de Antônio Velho”, ao lado da Praça João Pessoa em localização privilegiada.
Esta parceria foi firmada junto ao governo do estado e vai permitir que seja criado um local para receber, catalogar, expor e ser ponto de referência de toda a produção artesanal do Cariri.

Além da renda renascença reconhecida mundialmente, o artesanato do Cariri dispõe de uma produção extremamente variada e rica, que expressa não só o talento de nossos artesãos, mas também a manutenção de uma cultura que passa de pais para filhos e filhas há muitas gerações.

O Centro de Referência do Artesanato de Monteiro deverá ser entregue em breve às rendeiras do Cariri paraibano. O espaço, uma das ações do Governo do Estado na valorização da renda renascença, representa a concretização de um sonho para mais de 4 mil profissionais da região.

O Centro de Referência do Artesanato, já está sendo totalmente reformado e ambientado, numa parceria entre o Governo do Estado, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), a Prefeitura do município e o Sebrae, oferecendo melhores condições de venda e colocando a riqueza cultural da renda renascença em contato direto com os turistas.

Para a presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba, Ana Maria Lins, o Centro de Referência do Artesanato trará mais dignidade às rendeiras. “Essas ações do Governo do Estado são uma alternativa real para aumentar a comercialização da renda renascença, fortalecendo o estímulo à sua confecção e, assim, a cultura paraibana”, disse.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, destacou a importância do espaço para a região. “O incentivo ao artesanato fomenta a economia do município. Esperamos que este Centro seja referência para todo o Cariri paraibano”, comentou.

Ao todo, são 190 m² distribuídos entre atividades de exposição (comércio), no térreo, e treinamento, no pavimento superior. Com investimentos da ordem de R $480 mil, o Centro de Referência do Artesanato contemplará mais de 4 mil artesãos que trabalham com a renda renascença, a maior parte formada por mulheres.

Por: KLEBSON WANDERLEY em 12 de dezembro de 2020

GOSTOU? CURTA, COMPARTILHE!