Paraibanos já podem se inscrever para o Teste Público da Urna 2025

As paraibanas e os paraibanos interessados em participar do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025, conhecido como Teste da Urna, já podem inscrever seus projetos. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 18 de julho, por meio da página oficial do evento. O edital de convocação foi publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 27 de junho, no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). A iniciativa ocorrerá de 1º a 5 de dezembro, em espaço reservado na sede do Tribunal, em Brasília.

Realizado no ano anterior às eleições, o teste traz a participação e colaboração de especialistas na busca por fragilidades ou pontos de melhoria na urna eletrônica e nos sistemas eleitorais, que, uma vez identificados, serão resolvidos – e testados – antes da realização das eleições.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), José Vinícius Veloso Alves, ressaltou o caráter colaborativo do Teste Público, lembrando que os planos de teste selecionados têm acesso ao código-fonte, ao hardware da urna e aos sistemas de transmissão de resultados. Os resultados dessas análises, inclusive tentativas de invasão, são publicados e utilizados para promover melhorias nos sistemas, que são implementadas antes do pleito e verificadas em uma segunda rodada de testes no ano eleitoral.

“Esse ciclo contínuo de testes e retestes, com participação da sociedade e de especialistas externos, reforça a segurança e a confiabilidade do nosso sistema eletrônico de votação. Ele não é resultado de um trabalho isolado da Justiça Eleitoral, mas sim de um esforço coletivo, que reúne instituições públicas, acadêmicos e interessados em contribuir para a integridade do processo eleitoral brasileiro”, declarou o secretário.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print