Opera Paraíba: programa inicia bariátricas em Monteiro e realiza 380 cirurgias oftalmológicas

O programa Opera Paraíba, iniciativa do Governo do Estado para agilizar o acesso da população às cirurgias eletivas,  avança mais uma vez com ações de interiorização e agora passa a ofertar cirurgias bariátricas na cidade de Monteiro. Os procedimentos tiveram início nesta sexta-feira (5) e estão sendo realizados no Hospital Santa Filomena. A unidade também realiza 380 cirurgias oftalmológicas até o próximo domingo (7). 
 
Neste primeiro dia, seis pacientes estão sendo contemplados com as intervenções de bariátricas, que têm o objetivo de tratar a obesidade e as doenças associadas, como hipertensão e diabetes. A dona de casa Bruna Oliveira, de 26 anos, da cidade de Serra Branca, conta que a bariátrica vai permitir acompanhar melhor o desenvolvimento do filho, de dois anos e meio, portador do Transtorno do Espectro Autista. 
 
“Por conta da obesidade que eu procurei entrar no programa pra fazer minha cirurgia, porque eu quero ter mais saúde pra cuidar do meu filho, que é pequeno e tem autismo, e precisa de mim. Além disso, também desenvolvi ansiedade, pressão alta e diabetes. Então, graças ao Opera Paraíba, eu vou poder ter qualidade de vida”, relatou.
 
As cirurgias são feitas com o uso de técnicas minimamente invasivas, por meio da videolaparoscopia, que permite um melhor pós-operatório, como a redução da dor, menor risco de infecção e cicatrização mais rápida. 
 
A diretora-geral do hospital, Adriana Rodrigues, explicou que a unidade agora passa a executar os procedimentos regularmente. “Iniciamos hoje as bariátricas atendendo a uma demanda que vai abranger toda a população do Cariri. As cirurgias vão ser realizadas mensalmente, sendo 10 pacientes a cada mês. Tudo isso sendo possível graças aos investimentos que a Secretaria de Saúde do Estado tem feito na nossa estrutura”, detalhou. 
 
Além do Hospital Santa Filomena, as cirurgias bariátricas por meio do Opera Paraíba também são realizadas em mais quatro unidades integrantes da rede hospitalar do Governo do Estado. 
 
Outros procedimentos – Também neste fim de semana, o hospital está realizando quase 400 cirurgias oftalmológicas, sendo 160 de pterígio e 220 de catarata. Os procedimentos seguem até o próximo domingo (7). O aposentado Antônio Ferreira, de 76 anos, da cidade de Gurjão, contou que já fez cirurgia de catarata no olho esquerdo e agora vai realizar no olho direito. “Com um olho eu já tô enxergando bem e com essa outra cirurgia vai ficar muito bom, pra eu enxergar as coisas boas da vida, poder andar na rua e ver os buracos e fazer meus serviços de pedreiro em casa, que tava sentando os tijolos tudo errado,” disse, animado. 
 
Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à secretária de saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

A Prefeitura de Serra Branca, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, realizará nesta terça-feira (25) a entrega de raquetes de palma forrageira da variedade “califórnia” para agricultores do município.

A ação acontecerá das 7h às 13h, na sede da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, e integra as iniciativas voltadas ao fortalecimento da agricultura e ao apoio direto aos produtores rurais de Serra Branca.

A distribuição da palma representa uma importante alternativa para os agricultores, especialmente diante das características climáticas da região. A palma forrageira possui papel relevante na alimentação dos rebanhos, contribuindo para a oferta de forragem e para a manutenção da produção pecuária em períodos de menor disponibilidade de pastagem.

Os agricultores beneficiados deverão comparecer ao local munidos de documentos de identificação pessoal (RG e CPF). A iniciativa conta com a parceria do Governo da Paraíba e reforça a atuação conjunta em ações destinadas ao fortalecimento da agricultura e da produção rural.

Para o secretário municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Júnior Henrique, a iniciativa representa mais uma oportunidade de fortalecer a produção rural e apoiar diretamente os agricultores do município: “Essa é uma ação importante, que chega para fortalecer a nossa agricultura e oferecer mais uma alternativa de alimentação para os rebanhos. Esperamos contar com a participação dos nossos agricultores para que possamos fazer essa distribuição da melhor forma possível”, destacou o secretário.

Com SECOM/PMSB