O conselheiro Arnóbio Viana assumiu, nesta sexta-feira (25), em sessão solene, a presidência do Tribunal de Contas da Paraíba para o biênio 2019/2020.
Em seu pronunciamento, ele falou do desejo de promover a evolução dos programas e ações que já fizeram do TCE um organismo indutor da boa administração pública e, ainda, do propósito de envolver as Câmaras Municipais em debates e estudos para o progresso social e econômico do Estado.
Também, de esforços para o envolvimento de prefeitos nas ações e políticas de desenvolvimento urbanístico estabelecidas pelo Estatuto das Cidades. Neste sentido, anunciou providências contra a autoconstrução de imóveis sem cálculos estruturais, sem licenciamentos nem ordenamento estético, prática mais vigente no interior e, a seu ver, “tão danosa quanto a automedicação”.
O tema, no qual pretende envolver, ainda, as universidades, começou a ser por ele tratado com os prefeitos dos municípios que integram o “Circuito do Frio”, todos receptivos à ideia favorável à expansão do turismo com suas oportunidades de emprego e renda.
Na mesma sessão solene tomaram posse de seus cargos os conselheiros Nominando Diniz (novo vice-presidente do TCE), Marcos Antonio da Costa (presidente da 1ª Câmara), Arthur Cunha Lima (presidente da 2ª Câmara), Fábio Nogueira (ouvidor), André Carlo Torres Pontes (corregedor) e Fernando Catão (coordenador da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira).
Além dos membros da Corte, a mesa esteve composta do governador do Estado, João Azevedo, do prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gervásio Maia, do presidente da Câmara de Vereadores de João Pessoa, João Coruginha, do presidente do Tribunal de Justiça, Joás de Brito Pereira Filho, do procurador geral de Justiça, Francisco Seráphico da Nóbrega, e do conselheiro aposentado Flávio Sátiro.
Conselheiros de outros estados também prestigiaram a solenidade, entre os quais presidente do TCE de Minas Gerais, Cláudio Couto, a presidente do TCE do Amazonas, Yara Amazônia Lins, o conselheiro Ouvidor Érico Xavier, e os conselheiros substitutos Jaylson Campelo e Julival Silva, respectivamente dos tribunais do Piauí e do Pará.
Com Click PB