Museu Municipal de Monteiro terá acervo da Transposição do São Francisco

O museu Municipal Arnaldo Bezerra Lafayette, em Monteiro, irá contar com um acervo sobre a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco na Paraíba, especificamente na cidade de Monteiro.

A criação do acervo foi uma orientação da Prefeita Anna Lorena e as secretarias de Cultura e Comunicação serão as responsáveis pela criação do mesmo.

De acordo com a gestão municipal, a sala irá conter o acervo iconográfico, visual e jornalístico para promover a preservação para pesquisa e difusão da transposição das águas do Velho Chico na cidade. O museu também desenvolve ações voltadas à memória da imagem documental do município.

A iniciativa também tem por objetivo valorizar e tornar os seus acervos acessíveis à população. Ainda de acordo com a Gestão municipal, o material que está sendo recolhido inclui vídeos, fotos e material jornalístico impresso para que fique a disposição da população e turistas que queiram conhecer mais de perto a história da Transposição e a repercussão nacional da cidade de Monteiro.

Segundo Carlos Paiva, diretor do Museu, este acervo que está sendo reunido vai ser fonte de pesquisas para estudantes, população e turistas. “A chegada das águas levou o nome de nossa cidade a nível nacional mais uma vez, ganhamos com as águas e ganhamos com o reconhecimento. Com este acervo, estudantes, população e os turistas que vêm a nossa cidade poderão ter acesso a todo o material,” pontuou.

A Secretária de Comunicação do Município destacou que se alguém possuir algum material e quiser dispor, poderá ser entregue diretamente no museu ou na Secretaria de Comunicação no primeiro andar da Prefeitura, localizado na Rua Alcindo Bezerra de Menezes ou pelo e-mail monteiroascom@gmail.com.

De acordo com o secretário de Comunicação, Fred Menezes, um projeto sobre a Rota do São Francisco na Paraíba já está sendo elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo, transformando em pontos turísticos o desemboque do túnel Giancarlo, a comporta do sítio Engenho Velho, a junção das águas do Rio São Francisco com o Rio Paraíba e as barragens São José e Poções.

De Olho no Cariri

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print