Município de Sumé passa a contar com atendimento pediátrico de dois profissionais

As famílias de Sumé tem um novo motivo para comemorar. Neste mês de agosto, a Prefeitura deu início ao atendimento pediátrico no município, contando com dois profissionais para reforçar a saúde infantil e garantir mais cuidado com as crianças.

A chegada das pediatras atende a uma demanda muito solicitada e esperada pela população sumeense, que o prefeito Manezinho Lourenço buscou urgentemente ofertar às famílias.

“Investir na saúde infantil é uma preocupação que eu tinha desde que assumi o mandato. Conversando com a secretária de Saúde, Niedja Rodrigues, a gente buscou esses profissionais para garantir mais atenção às crianças, ter esse cuidado de um especialista voltado para elas”, disse o prefeito.

Os atendimentos estão acontecendo às terças-feiras no Hospital e Maternidade Alice de Almeida, com a médica Lúcia Maia, que atende as crianças que são encaminhadas pelas unidades de saúde após passarem pela puericultura da UBS, havendo necessidade, elas são destinadas a um tratamento mais específico com a médica pediatra.

Ao mesmo tempo, a gestão municipal deu outro passo importante na demanda da saúde infantil. Destinou mais uma médica pediatra e alergologista, Liliane Coelho, para o atendimento exclusivo das crianças atípicas que são acompanhadas no Centro de Especialidades Médicas Manoel Lourenço. A medida amplia o acesso das mães a um cuidado infantil mais especializado. Garantindo acolhimento integral a crianças com necessidades mais urgentes, sem precisar se deslocar para outros centros em busca deste acompanhamento.

Para a pediatra Liliane, o serviço ofertado em Sumé é de grande importância para este público. “Atualmente existe um número grande de crianças com algum distúrbio de comportamento ou transtorno de desenvolvimento e que precisam de um olhar mais integral, o que a gente não tem visto com frequência. Ter essa oferta gratuita é um ganho muito grande para a população”, declarou.

“A gente tá com a demanda de consultadas agendadas de 20 crianças por dia, sendo 10 por turno, para conseguirmos fazer uma consulta tranquila, conversar com as mães e orientar. Mesmo aquelas crianças que não estão doentes, é importante que elas venham para a gente fazer o acompanhamento, saber como está o sono, a alimentação, o uso de vitaminas, ver se precisam de exames de rotina”, explicou a médica.

A secretária de Saúde, Niedja Rodrigues tem comemorado o trabalho que gradativamente vem conseguindo implantar no município com a oferta de serviços em saúde.

“Estamos muito felizes em oferecer essa assistência médica para as nossas crianças, aliviando a luta e o sofrimento das mães que estavam esperando por este cuidado. Logo que assumi a pasta, o prefeito Manezinho determinou prioridade nessa demanda, além de outros serviços que aos poucos estamos ajustando e conseguindo implantar”, frisou Niedja.

É importante frisar que a médica disponível no Centro de Especialidades, localizado no Conjunto Habitacional é destinado às crianças com o espectro autista e outros transtornos que lá são acompanhadas por equipe multidisciplinar e a pediatra que atende todas as terças-feiras no Hospital, é necessário que a criança seja encaminhada pelo médico(a) da unidade de saúde.

Ascom

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print