MPPB recomenda anulação de eleição antecipada da Mesa Diretora da Câmara de São João do Cariri

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Justiça de Serra Branca, recomendou ao presidente da Câmara Municipal de São João do Cariri, vereador Alberto Gaudêncio de Queirós, a imediata anulação da eleição realizada em 7 de fevereiro de 2025 para a escolha antecipada da Mesa Diretora referente ao biênio 2027/2028.

A recomendação também determina a anulação de todos os atos administrativos decorrentes do pleito e orienta que a Câmara se abstenha de promover, formalizar ou praticar qualquer novo ato relacionado à antecipação da eleição da Mesa Diretora.

De acordo com o Ministério Público, a escolha dos dirigentes da Casa Legislativa para o biênio subsequente deve ocorrer no período expressamente previsto no Regimento Interno da Câmara, ou seja, durante o mês de dezembro do último ano do biênio em curso, observando ainda a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabelece a necessidade de uma proximidade razoável entre a realização da eleição e o início do mandato correspondente.

A atuação ministerial tem como objetivo assegurar o respeito aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade administrativa e segurança jurídica, evitando a realização de eleições excessivamente antecipadas, prática que vem sendo questionada e invalidada em diversas decisões judiciais pelo país.

Embora a recomendação do Ministério Público não tenha caráter de decisão judicial, seu descumprimento poderá levar à adoção de medidas judiciais cabíveis para garantir o cumprimento da legislação e da jurisprudência aplicável.

O entendimento do STF tem sido no sentido de que a antecipação demasiada das eleições das Mesas Diretoras dos parlamentos municipais, estaduais e legislativos em geral compromete a alternância democrática e desrespeita a lógica temporal dos mandatos, razão pela qual esses processos devem ocorrer em prazo razoavelmente próximo ao início do biênio para o qual os dirigentes serão eleitos.

Até o momento, caberá à Câmara Municipal de São João do Cariri deliberar sobre o cumprimento da recomendação expedida pelo Ministério Público.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Facebook
WhatsApp
Print

Três pessoas morreram após um acidente entre um caminhão e carro na BR-230 em Juazeirinho, no Cariri da Paraíba, na manhã deste sábado (19). A colisão aconteceu por volta das 5h, no km 234 da rodovia, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, o acidente foi uma colisão frontal entre os veículos. Ao todo, três pessoas que estavam no carro foram vítimas do acidente. Duas das vítimas morreram no local do acidente e uma ficou com lesões graves, foi socorrida para o Hospital de Trauma de Campina Grande, mas morreu antes chegar à unidade de saúde .

As vítimas que morreram no local foram identificadas como Andreza Morais Alexandre e Josenildo Claúdio. Tamyris Guedes foi socorrida, mas morreu momentos depois. De acordo com informações da TV Paraíba, Andreza dirigia o carro e Josenildo estava no banco do passageiro, enquanto Tamyris estava no banco de trás.

O motorista do caminhão não ficou ferido. Segundo a TV Paraíba, ele passou por teste do bafômetro que deu negativo para a ingestão de álcool.

Equipes da PRF, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atuaram no local.

De Olho no Cariri

Com G1 Paraíba