O presidente Michel Temer tem dia certo para pisar em solo caririzeiro. Segundo o ministro da Integração, Hélder Barbalho, o chefe da nação brasileira deverá está em Monteiro no dia 06 de março para inaugurar a chegada das águas do Rio São Francisco pelo eixo leste em Monteiro, no Cariri da Paraíba.
A afirmação foi feita durante vistoria do ministro Hélder Barbalho e líderes paraibanos ao canteiro de obras da transposição e percurso da água até o açude de Camalaú. Estiveram lado a lado na comitiva o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, o senador Cássio Cunha Lima e José Maranhão, os deputados federais Hugo Mota, Pedro Cunha Lima, Veneziano Vital do Rêgo e Efraim Filho, além dos estaduais João Henrique, Tovar Correia Lima e Renato Gadelha.
O ministro ainda cobrou do diretor do Dnocs, Alberto Gomes, celeridade nas obras de revitalização do açude de Poções, em Monteiro, e no açude de Camalaú, reservatórios que receberão a água da transposição e lançarão o preciso líquido no Rio Paraíba.
Alberto Gomes, diretor estadual do Dnocs, explicou que as obras de revitalização no açude de Poções deve durar 12 meses, mas a primeira etapa será a necessária para fazer com que a água do Rio São Francisco siga o percurso até o manancial em Camalaú e em seguida ao Rio Paraíba. “Esta obra está dentro do nosso cronograma e estará seguramente concluída até a chegada das águas em Monteiro”, garantiu Alberto.
O governador Ricardo Coutinho é responsável pela limpeza e desassoreamento do rio que levará a água até o açude de Boqueirão e segundo ele, até o dia 20 de fevereiro todo o leito do rio deverá está desobstruído. Vários parlamentares de oposição que estavam na vistoria cobraram celeridade do Governo do Estado em relação a essa obra, que segundo eles, está atrasada e caminhando a passos lentos.
A prefeita de Monteiro, Ana Lorena, disse que o esgotamento sanitário da cidade está praticamente concluído e o esgoto que passa ao lado do Rio Paraíba já está sendo tratado e não será impecílio para a qualidade da água da Transposição.
Já o senador Cássio Cunha Lima disse que este momento é o de fiscalizar a conclusão da obra e torcer para que ela cumpra com sua missão, que é levar água para quem precisa, seja no Cariri ou na região de Campina Grande. Ele ainda destacou o trabalho sério e célere do Governo Federal que não tem medido esforços para compensar o atraso nas obras permitido pela gestão do PT.
De Olho no Cariri
Fotos: De Olho no Cariri e PBMix